A Startup carioca, Zapper, lança solução voltada ao WhatsApp corporativo com a criação de uma plataforma para monitorar conversas realizadas pelo aplicativo de mensagens. Contando com a tecnologia da Inteligência Artificial, a ferramenta busca auxiliar gestores a rastrearem, nas interações, possíveis riscos à segurança dos dados e à imagem da empresa.
Ao supervisionar todos os diálogos e detectar palavras-chave que indiquem comportamento suspeito, desvio de conduta ou descumprimento das normas da empresa, a ferramenta envia uma notificação ao gestor que poderá intervir imediatamente e tomar as medidas cabíveis ao caso, assegurando assim, a integridade da comunicação.
A demanda se justifica, pois atualmente, são dois bilhões de usuários do mensageiro, sendo que só no Brasil, são 147 milhões, o que corresponde a mais de 96% dos habitantes online no país, de acordo com a pesquisa WhatsApp in Brazil: Statistics & Facts, divulgada em janeiro de 2024 pela Statista.
Outro número impressionante foi revelado por uma pesquisa encomendada pela Yalo, plataforma de comércio conversacional, que contou com dados da International Data Corporation (IDC). De novembro de 2022 a junho de 2023, o WhatsApp foi utilizado por 95% das companhias brasileiras.
Diante desse cenário, Zapper, que nasceu em 2016, vem atuando para atender às necessidades de organizações de todos os portes. Em 2023 comemorou o crescimento na casa de 200%, graças à ampliação da equipe e novos aportes em vendas e marketing. Para 2024, a expectativa do CEO e cofundador da empresa, Frederico Groth, é de crescer 300%.
“Estamos confiantes em atingir esse resultado porque nossa solução Zapper já está presente em companhias multinacionais dos segmentos financeiro, farmacêutico e varejista, listadas na Fortune 500. Estamos ainda em negociação com outras grandes companhias, também desses setores, com boas perspectivas de implementação da plataforma nas operações nos próximos meses”, comemora Groth.
Qual o impacto do monitoramento de WhatsApp nas organizações?
A ideia para a criação de Zapper partiu da necessidade de um cliente do setor de saúde, que desejava fazer a governança da comunicação entre colaboradores e terceiros, com o objetivo de detectar eventuais descumprimentos às políticas comerciais da organização e dessa forma, preservar a reputação da companhia e prevenir problemas judiciais.
“Se barrar o uso do WhatsApp nas empresas é impensável, o jeito é se adequar a essa realidade, oficializar o uso do app e lançar mão do monitoramento de mensagens para explorar os benefícios da ferramenta e minimizar riscos de fraudes, vazamento de dados, assédios, entre outros”, explica o CEO de Zapper.
Outro desafio quanto ao tratamento de dados que circulam no WhatsApp é justamente o armazenamento das informações e aproveitamento do conteúdo coletado para traçar novas estratégias. A plataforma desenvolvida pela startup armazena as conversas e arquivos em nuvem, buscando a segurança e acessibilidade aos dados por parte da empresa que é proprietária deles, princípio fundamental para segurança da informação e Lei Geral de Proteção de Dados.
A solução também oferece dashboards analíticos sobre as informações rastreadas, que podem trazer insights valiosos sobre a comunicação e performance em vendas, campanhas por WhatsApp, entre outras possibilidades, ampliando a função de monitoramento para contribuir com os departamentos de marketing e comercial das empresas.
“Zapper chega ao mercado para auxiliar as organizações no controle das informações geradas tanto internamente, quanto no meio externo, minimizando riscos e elevando a credibilidade da empresa. Como se vê, em tempos de WhatsApp, correr riscos não é uma opção”, defende o empresário.
Para saber mais de Zapper, basta acessar: https://zapper.to/
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