Low-code acelera implementação de RPA, afirma especialista

A abordagem de programação utilizada em uma solução de RPA (Robotic Process Automation) é determinante para a velocidade da implementação e para que a automação de processos seja capaz de acompanhar o ritmo de crescimento da empresa. Opções baseadas em low-code são mais amigáveis e eficientes para dar escalabilidade.

Soluções low-code são aquelas nas quais os usuários podem criar automações e desenvolver aplicações mesmo sem conhecimento de programação. Isso torna o processo de customização mais ágil e facilmente escalável, além de simplificar a integração e a manutenção dos processos automatizados, mesmo em diferentes áreas e unidades de negócios.

“Escolher a solução de RPA errada pode travar o crescimento da empresa. Diferentes abordagens como high-code e low-code precisam ser entendidas em diferentes contextos, porque impactam na velocidade e complexidade da implementação, além da manutenção, que é um aspecto ainda mais crítico no médio e longo prazo. Uma plataforma de RPA precisa atender às necessidades de automação de processos imediatas e futuras, já pensando na escalabilidade para suportar o crescimento dos negócios”, alerta Rodrigo Gomes, Gerente Comercial da Selbetti Tecnologia.
“A programação utilizada para automação é um ponto muito sensível e que merece atenção. Tenho visto muitas empresas adotando soluções que chamam de RPA, mas não é um RPA de verdade, outras estão desenvolvendo em código Python, sem planejamento correto, e isso traz riscos operacionais que só vão aparecer mais adiante”, afirma Gomes.
O especialista também explica que soluções high-code podem ser adequadas para determinados contextos, mas que é preciso considerar que suas complexidades de programação as tornam lentas quando as demandas automatizadas precisam de manutenção. Além disso, no caso de desenvolvedores internos, a saída de membros da equipe com conhecimento sobre o código pode se tornar um transtorno para a empresa.
“É importante entender que, na maioria das vezes, a automação é um processo sem volta. Uma vez que uma tarefa foi automatizada e teve ganhos de volume e qualidade, não é mais possível retornar para o manual. Seria financeiramente inviável. Por isso, o planejamento e a escolha da plataforma certa é tão fundamental e precisa considerar o longo prazo. Sem isso, há o risco de surgir um gargalo em algum ponto da evolução dos processos”, finaliza Gomes.

DINO

Artigos recentes

Vídeo mostra momento de acidente envolvendo três veículos em Guaragi

Colisão envolveu dois automóveis e um caminhão; um dos veículos tentava uma ultrapassagem arriscada no…

% dias atrás

Veículo de empresa de coleta de resíduos de PG se envolve em acidente em Uvaranas

Acidente deixou um motociclista ferido que foi encaminhado pela equipe do Siate ao Hospital São…

% dias atrás

Prefeitura de Piraí do Sul realizará leilão de inservíveis online

Expectativa é arrecadar mais de R$ 400 mil com o leilão de bens e equipamentos;…

% dias atrás

Colisão envolve três veículos em Uvaranas e deixa três pessoas feridas

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Casemiro de Abreu e Rodolfo Serzedelo; entre as vítimas,…

% dias atrás

Mabel Canto (PSDB) anuncia que será pré-candidata à prefeitura de Ponta Grossa

O anúncio foi dado nas redes sociais da parlamentar nesta terça-feira (02), após a deputada…

% dias atrás

Motociclista sem CNH fica ferido ao se envolver em acidente em PG

O homem sofreu uma contusão na genitália com o impacto da batida e foi levado…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade