WhatsApp é aliado das empresas, mas uso requer organização

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular entre pequenas, médias e grandes empresas no Brasil, sendo usado por 95% dos negócios. É o que revela uma pesquisa da startup Yalo em parceria com a Internacional Data Corporation (IDC), uma companhia focada em inteligência de mercado. 

De acordo com o estudo, a adoção do WhatsApp no meio empresarial não se limita apenas ao aumento da produtividade e à redução de custos, mas também à necessidade de colocar o cliente no centro dos negócios.

Douglaz Oliveira, sócio comercial da empresa 3leads, avalia que a grande adesão dos usuários ao WhatsApp é um impulsionador para a sua utilização por parte das empresas. “É uma ferramenta muito útil porque é fácil de usar e muitas pessoas já estão familiarizadas com ela”, afirma.

Oliveira explica que existe uma versão do aplicativo voltada especificamente para empresas: o WhatsApp Business. Nela, é possível programar respostas automáticas, criar catálogo de serviços e produtos, inserir a localização do negócio, entre outros.

“Com o WhatsApp Business, as empresas podem responder rapidamente às dúvidas e necessidades do público, tornando a experiência do cliente mais satisfatória. Isso pode levar a um aumento nas vendas, já que os clientes tendem a comprar de empresas que oferecem um atendimento eficiente”, destaca o especialista.

Ele, no entanto, faz uma ressalva: como qualquer outro processo empresarial, as vendas pelo WhatsApp Business também exigem uma boa gestão e uma abordagem humanizada. Isto é, negócios que lidam com um grande número de mensagens simultâneas precisam ter o cuidado de não perder as conversas no fluxo, deixando clientes sem resposta ou até mesmo esquecendo de entregar os pedidos ou serviços acordados.

Ferramentas de CRM

Segundo Oliveira, para evitar esse tipo de problema, é comum que muitas organizações procurem assessorias especializadas e adotem ferramentas de customer relationship management (CRM). O termo, originário do inglês, significa “gestão de relacionamento com o cliente”. 

“Ferramentas de CRM Kanban [um estilo de gerenciamento] no WhatsApp permitem que as empresas organizem seus contatos de forma visual e eficaz, facilitando o acompanhamento de leads e a identificação de oportunidades de venda”, afirma.

Uma das possibilidades, acrescenta, é separar as mensagens de acordo com a etapa em que o cliente está. Por exemplo, ter uma seção separada para todos os clientes que estão em fase de negociação, outra para os que estão na parte do pagamento, mais uma para os que aguardam a entrega do produto. 

Oliveira descreve ainda a possibilidade de agendar o envio de mensagens. “Se o cliente disse: ‘estou viajando’, programe uma mensagem na data que ele retorna e faça todo o acompanhamento. Mensagens programadas demonstram um compromisso personalizado”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: http://www.3leads.com.br

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Bolsonaro lidera intenções de voto para 2026, mas Lula tem empates técnicos com Michele e Tárcisio

Estudo da Paraná Pesquisas de intenções de voto para 2026, mostra Lula em empates técnicos…

% dias atrás

Polícia Civil de Carambeí prende homem por violência doméstica contra ex-companheira

Homem de 22 anos é preso em Carambeí por violência doméstica contra a ex-companheira após…

% dias atrás

Morre Dr. Lecy, ex-presidente da Unimed de Ponta Grossa

Seu falecimento ocorreu no Hospital Geral Unimed (HGU), onde ele já estava internado. Ele tinha 86…

% dias atrás

Prefeitura de Castro convoca 20 novos guardas municipais aprovados em concurso

Os aprovados devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura até o dia 6…

% dias atrás

Falta de pavimento e matagal são problemas há anos em vila de Ponta Grossa

Segundo uma moradora, que preferiu não se identificar, a situação persiste há anos sem solução…

% dias atrás

Boletos para pagamento do IPTU em Ponta Grossa já estão disponíveis; veja como acessar

A Secretaria Municipal da Fazenda informou que o número de cadastros para pagamento do imposto…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade