WhatsApp é aliado das empresas, mas uso requer organização

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular entre pequenas, médias e grandes empresas no Brasil, sendo usado por 95% dos negócios. É o que revela uma pesquisa da startup Yalo em parceria com a Internacional Data Corporation (IDC), uma companhia focada em inteligência de mercado. 

De acordo com o estudo, a adoção do WhatsApp no meio empresarial não se limita apenas ao aumento da produtividade e à redução de custos, mas também à necessidade de colocar o cliente no centro dos negócios.

Douglaz Oliveira, sócio comercial da empresa 3leads, avalia que a grande adesão dos usuários ao WhatsApp é um impulsionador para a sua utilização por parte das empresas. “É uma ferramenta muito útil porque é fácil de usar e muitas pessoas já estão familiarizadas com ela”, afirma.

Oliveira explica que existe uma versão do aplicativo voltada especificamente para empresas: o WhatsApp Business. Nela, é possível programar respostas automáticas, criar catálogo de serviços e produtos, inserir a localização do negócio, entre outros.

“Com o WhatsApp Business, as empresas podem responder rapidamente às dúvidas e necessidades do público, tornando a experiência do cliente mais satisfatória. Isso pode levar a um aumento nas vendas, já que os clientes tendem a comprar de empresas que oferecem um atendimento eficiente”, destaca o especialista.

Ele, no entanto, faz uma ressalva: como qualquer outro processo empresarial, as vendas pelo WhatsApp Business também exigem uma boa gestão e uma abordagem humanizada. Isto é, negócios que lidam com um grande número de mensagens simultâneas precisam ter o cuidado de não perder as conversas no fluxo, deixando clientes sem resposta ou até mesmo esquecendo de entregar os pedidos ou serviços acordados.

Ferramentas de CRM

Segundo Oliveira, para evitar esse tipo de problema, é comum que muitas organizações procurem assessorias especializadas e adotem ferramentas de customer relationship management (CRM). O termo, originário do inglês, significa “gestão de relacionamento com o cliente”. 

“Ferramentas de CRM Kanban [um estilo de gerenciamento] no WhatsApp permitem que as empresas organizem seus contatos de forma visual e eficaz, facilitando o acompanhamento de leads e a identificação de oportunidades de venda”, afirma.

Uma das possibilidades, acrescenta, é separar as mensagens de acordo com a etapa em que o cliente está. Por exemplo, ter uma seção separada para todos os clientes que estão em fase de negociação, outra para os que estão na parte do pagamento, mais uma para os que aguardam a entrega do produto. 

Oliveira descreve ainda a possibilidade de agendar o envio de mensagens. “Se o cliente disse: ‘estou viajando’, programe uma mensagem na data que ele retorna e faça todo o acompanhamento. Mensagens programadas demonstram um compromisso personalizado”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: http://www.3leads.com.br

DINO

Artigos recentes

BNT Eleições: candidato Neto Fadel (PSD) será entrevistado nesta segunda-feira (16)

Candidato do Partido Social Democrátrico (PSD) à Prefeitura comenta sobre diversos assuntos e projetos para…

% dias atrás

Aliel (PV) fala de proposta de enxoval para crianças: “Temos bebês indo para escola, com 0ºC, sem um cobertor”

Segundo Aliel, a proposta do ‘Meu Primeiro Enxoval’ será ampliar uniformes para as crianças de…

% dias atrás

Presidente de Casa Assistencial busca ajuda para conclusão de obra em Ponta Grossa

O valor arrecadado será revertido para a finalização da obra para que a Casa Assistencial…

% dias atrás

Não vai votar? Saiba como justificar ausência na eleição pelo app E-Título

Na página inicial do app, o eleitor deve acessar “mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”…

% dias atrás

BR-277, entre PG e Curitiba, segue com pista parcialmente interditada e congestionamento

Acidente com carreta, no sábado (14), causou derramamento de sebo animal, local segue com interdição…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é agredido por três adolescentes em Ponta Grossa

As três meninas acusaram o motorista de abuso e alegaram ser integrantes de facção criminosa

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade