Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Nesta terça-feira, 17 de setembro, durante o PL Connection 2024, Ana Laura Tambasco, Diretora-Executiva de Marcas Próprias do Sam’s Club/Carrefour, e Kiko Binato, CEO dos Supermercados Avenida, revelaram as estratégias de sucesso que fizeram estas companhias se destacarem no concorrido mercado do varejo nacional. 

Durante a discussão, que contou com a mediação de Sergio Alvim, CEO e Fundador da SA+ Varejo, os participantes revisitaram desafios, aprendizados e metodologias para a implementação e expansão de marcas próprias, evidenciando o impacto significativo dessas iniciativas no varejo alimentar brasileiro. 

Logo no início, Ana Laura Tambasco salientou a importância do apoio das lideranças para o sucesso de uma marca própria. “Ela cresce de duas formas: superando a barreira da experimentação com o cliente e, internamente, com o apoio incondicional das lideranças. No Carrefour, esse respaldo foi crucial nos últimos 30 anos para que nossas marcas próprias alavancassem e se consolidassem”, afirmou. 

Ela ressaltou que, tanto no Carrefour quanto no Sam’s Club, a marca própria é vista como um ativo estratégico, fundamental para a competitividade e a diferenciação no mercado. “No Sam’s, por exemplo, a nossa marca própria — a Member’s Mark — permeia todas as categorias, trazendo exclusividade e garantindo que nossos sócios se sintam especiais ao adquirir um produto com a nossa marca”, explicou Ana Laura. 

Kiko Binato, CEO dos Supermercados Avenida, compartilhou a experiência de criar e fortalecer a marca própria Nida, que está presente na rede há dez anos. Ele destacou que o sucesso da marca exigiu apoio consistente das lideranças, tornando-se hoje um ativo com 180 SKUs, que está entre as cinco maiores em faturamento e rentabilidade da organização. Binato ainda frisou a importância da visão estratégica e da resiliência nesse processo.  

Os palestrantes concordaram que as marcas próprias são um diferencial determinante para aumentar a rentabilidade e fidelizar clientes. Kiko Binato reforçou que elas não são apenas mais uma opção nas prateleiras, mas um ativo que traz margem e valor à empresa. Eles também discutiram as tendências para o futuro das private labels no Brasil, pois, apesar de representar atualmente uma pequena parcela do mercado (cerca de 2%), há grande potencial de crescimento, seguindo o exemplo da Europa, onde a penetração chega a 40%. Ambos concordam que elas são uma ferramenta estratégica para diferenciação no varejo, fortalecendo a competitividade e fidelização dos clientes. 

“Quem começa a investir agora em marcas próprias já está à frente, pois o consumidor brasileiro está amadurecendo e reconhecendo cada vez mais o valor delas”, afirmou Binato. 

Ana Laura enfatizou a relevância dessas marcas no Carrefour e Sam’s Club, mencionando que os clientes que compram esses produtos tendem a ser mais fiéis. Além de preços competitivos, o controle sobre a cadeia de produção é essencial para garantir qualidade e fidelidade. Ambos projetam um crescimento significativo das marcas próprias no Brasil, com potencial para seguir o exemplo europeu, ressaltando que a inovação e a diferenciação serão fundamentais para o sucesso no futuro. 

O PL Connection acontece simultaneamente ao Latam Retail Show, evento B2B de varejo e consumo.

 

PL Connection 2024 

Dia: 17 a 19 de setembro de 2024 

Horário: das 10h às 20h nos dois primeiros dias. No terceiro dia, das 10h às 18h. 

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP).

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem é preso em bar na região após ameaçar matar a convivente pelo Whatsapp

Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…

% dias atrás

Castro entregará kit de material escolar para alunos no primeiro dia de aula

Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…

% dias atrás

Morre Serginho, ex-jogador do Operário, aos 73 anos

Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…

% dias atrás

Record demite Luiz Bacci após 14 anos e contrata jornalista do Paraná

Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…

% dias atrás

Identificados os seis mortos em operação policial contra grupo criminoso em PG

Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…

% dias atrás

Motorista colide com defensa metálica, sai do carro e morre atropelado na BR-376 em Tibagi

Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade