Crédito digital impulsiona inclusão financeira no Brasil

Comprovando sua capacidade de inclusão financeira, o segmento crédito digital/serviços destacou-se como o que mais aumentou sua base de clientes entre junho de 2018 e dezembro do ano passado, de acordo com a mais recente edição do Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central. Segundo a autoridade monetária, o número de usuários ativos no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) mais do que dobrou no período analisado, registrando 103,2% de expansão. 

Na análise específica do segmento crédito digital/serviços, o Banco Central sinaliza que o crescimento foi impulsionado principalmente pela chegada de novos players no mercado, “devido à oferta do Pix e de cartões de crédito”, pontua o estudo, que destaca que “os usuários ativos apenas em operações de crédito ultrapassaram a marca de 63 milhões de PF e mais de 1 milhão de PJ em dezembro de 2023”. 

Ainda de acordo com o levantamento, nos sistemas financeiro e de pagamentos, os clientes pessoas físicas saltaram de 77,2 milhões (46,8% da população adulta) para 152 milhões (87,7% da população adulta), representando uma elevação de 97,0%. Já entre as pessoas jurídicas (incluindo microempreendedores individuais) houve uma expansão de 3,4 milhões para 11,6 milhões, o que significa um avanço de 244,5%. 

Na avaliação da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), as conclusões do relatório do BC comprovam a capacidade do setor em promover a inclusão financeira e estão em linha com a movimentação do mercado nos últimos anos. 

“A digitalização dos serviços financeiros, fortemente impulsionada pela expansão das fintechs na esteira da pandemia, vem ano a ano demonstrando seu potencial ao permitir que um contingente importante de pessoas tenha acesso não apenas a uma conta bancária e a um cartão de crédito, mas também a uma série de produtos e serviços financeiros”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da associação. 

“Por meio dessas ofertas, potencializadas pelo aumento da concorrência e pela profusão de inovações, cada vez mais brasileiros têm a oportunidade de buscar recursos financeiros em condições mais favoráveis e alinhadas a seus perfis e objetivos”, completa a executiva. 

O Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central está disponível na íntegra em https://www.bcb.gov.br/publicacoes/relatorioeconomiabancaria

DINO

Artigos recentes

Relatório da Bitget Research aponta que o volume de transações do ecossistema da TON aumentou 1.800% em menos de seis meses

VICTORIA, Seychelles, Sept. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e…

% dias atrás

Mary Kay entra no mercado do Quirguistão, promovendo ainda mais a beleza e o empoderamento no mundo todo

A Mary Kay Inc., líder global em cuidados com a pele e cosméticos, tem o…

% dias atrás

Ônibus colide com poste após tentativa de assalto a motorista em Ponta Grossa

Ônibus colide com poste em Ponta Grossa após tentativa de assalto ao motorista. Ninguém ferido.…

% dias atrás

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

STF julga direito de Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue no SUS e se…

% dias atrás

Forças de segurança prendem homem por porte de arma de uso restrito em Ponta Grossa

Homem é preso em Ponta Grossa por porte de arma de uso restrito. Operação integrada…

% dias atrás

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

TSE e MJSP definem regras para a PRF nas eleições. Estão proibidos bloqueios de trânsito…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade