Uso consciente do celular na pauta literária da 16ª Flist

Um dos maiores desafios da geração atual é o uso saudável dos smartphones. Mas como abordar esse assunto com crianças e adolescentes? Para conversar sobre essa questão, a escritora Viviane Viana, que acaba de lançar o livro infantojuvenil “Ah, se Graham Bell falasse!” (Franco Editora), participará, no dia 18 de maio, da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

A autora, que é Mestre em Educação e estudou, há 15 anos, as contribuições da tecnologia para o aprendizado, agora, em seu novo livro infantojuvenil, trata dos excessos no uso das telas. “O que se discute é a moderação. Os smartphones são ferramentas multifuncionais incríveis, porém, a dependência nociva causa problemas à saúde física e mental”, explica Viviane Viana.

O livro utiliza o recurso da rima para descrever situações em que alguém exagera no uso do celular, enquanto o título “Ah, se Graham Bell falasse!” funciona como um refrão, que se repete cena após cena até o inventor, a quem se atribui o desenvolvimento do telefone, dar sua opinião sobre a situação atual, em que o celular se tornou quase uma extensão do próprio corpo.

A ideia é que as crianças e os adolescentes se divirtam com a leitura, se lembrem de experiências parecidas e reflitam sobre a necessidade de se estabelecer limites às tecnologias, além de respeitar o espaço do outro. E nesse ambiente em que o propósito é fornecer elementos para que a garotada faça escolhas de forma consciente, a escritora defende a importância da formação de leitores. “É preciso estimular o hábito da leitura desde cedo. A literatura desempenha um papel fundamental para que possamos compreender melhor o mundo e suas transformações, ampliar repertórios e formar sujeitos mais empáticos”, afirma Viviane Viana.

Serviço

A Festa Literária de Santa Teresa, organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat) com curadoria da escritora Ninfa Parreiras, acontece nos dias 18 e 19 de maio, das 9h às 18h, com atividades gratuitas para públicos de diversas faixas etárias. Esta é a 16ª edição da Flist, que ocorre pela primeira vez fora do bairro carioca que dá nome ao evento, em função da reforma do Parque Glória Maria, antigo Parque das Ruínas.

Viviane Viana estará no dia 18 de maio, às 14h30, no salão do Palacete do Museu Histórico da Cidade. A autora participa da Flist a partir de uma parceria do Ceat com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), da qual ela faz parte, e que celebrará 25 anos de existência em evento na Festa Literária.

DINO

Artigos recentes

Aliel (PV) fala de proposta de enxoval para crianças: “Temos bebês indo para escola, com 0ºC, sem um cobertor”

Segundo Aliel, a proposta do ‘Meu Primeiro Enxoval’ será ampliar uniformes para as crianças de…

% dias atrás

Presidente de Casa Assistencial busca ajuda para conclusão de obra em Ponta Grossa

O valor arrecadado será revertido para a finalização da obra para que a Casa Assistencial…

% dias atrás

Não vai votar? Saiba como justificar ausência na eleição pelo app E-Título

Na página inicial do app, o eleitor deve acessar “mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”…

% dias atrás

BR-277, entre PG e Curitiba, segue com pista parcialmente interditada e congestionamento

Acidente com carreta, no sábado (14), causou derramamento de sebo animal, local segue com interdição…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é agredido por três adolescentes em Ponta Grossa

As três meninas acusaram o motorista de abuso e alegaram ser integrantes de facção criminosa

% dias atrás

Dez dicas para um envelhecimento saudável, por Ana Claúdia Gambassi

Para quem deseja fazer parte desse privilegiado grupo de idosos com qualidade de vida, o…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade