Rede Vitória Hotéis investe em ações de sustentabilidade

A indústria hoteleira nacional vem ampliando suas ações de sustentabilidade para reduzir os impactos ambientais dentro de suas operações e nas comunidades em que atua. Essa é uma das preocupações da Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, no Interior de São Paulo. O grupo, que também tem unidades de gastronomia, tem acelerado nos últimos anos a implementação de ações sustentáveis em suas unidades, além de firmar parceria com cooperativa de reciclagem, com geração de empregos e renda para catadores e  familiares.

Atualmente, a Rede Vitória tem 18 ações de sustentabilidade implantadas tanto nos hotéis como nos restaurantes. Elas vão desde adoção de eletroeletrônicos e lâmpadas com maior eficiência energética e menos gastos, uso de chaves inteligentes com desligamento da luz e abertura de portas do quatros, cardápios e informativos em QR Code (para evitar impressões), coleta de óleos utilizados nas cozinhas dos restaurantes e coleta e separação de recicláveis.

Ricardo Lauer, responsável pela área de sustentabilidade da Rede Vitória Hotéis, explica que a preocupação do grupo hoteleiro é constante e com planos atualizados periodicamente. Um dos principais pontos do conjunto de 18 ações, é a coleta seletiva. Mensalmente, os cinco hotéis recebem um fluxo muito grande de visitantes e eventos corporativos, o que resulta em uma grande quantidade de resíduos, com grande impacto ambiental.

“Uma das ações que realizamos é a utilização de copos recicláveis, facilmente descartáveis, nos eventos, coffee break e na área destinada ao café da manhã”, explica Lauer. “Dessa forma, conseguimos diminuir o impacto ambiental”, diz. Ele conta que o copo e outros lixos recicláveis são destinados a um espaço existente no hotel, onde tudo é separado e duas vezes por semana recolhido por uma cooperativa parceira da comunidade, que retira o material reciclável e o leva para a cooperativa, para a destinação correta.

Outra ação diz respeito ao consumo consciente da água, outro item de alto consumo nos hotéis. “Instalamos em todas as unidades torneiras temporizadas nas áreas comuns e com arejador nos quartos, o que reduz o desperdício e economia no consumo da água”, acrescenta. “As medidas adotadas para redução de gastos de energia elétrica também são importantes, já que é outro item de alto consumo dentro de um hotel”.

Além da parceria com a cooperativa de recicláveis, a Rede Vitória Hotéis também busca incentivar parceiros e fornecedores para a boa prática de ações sustentáveis. “Buscamos sempre fornecedores regionais que tenham ações e práticas sustentáveis e também com projetos voltados para ações sociais, alinhados com nossas políticas para estes dois segmentos”, complementa Lauer.

DINO

Artigos recentes

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade