Dor orofacial pode englobar diversos transtornos

De acordo com um estudo realizado pela Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal, a dor orofacial “é um termo inespecífico, referente a um grupo de afecções dolorosas, agudas ou crônicas, que acometem os tecidos moles e duros da face e da cavidade bucal”.

Para o cirurgião-dentista, professor e pesquisador, André Porporatti, a dor orofacial está entre os problemas que costumam fazer parte do dia a dia de muitos brasileiros: “A dor orofacial está em evolução e constante mudanças. O âmbito de nossa atuação está se ampliando”, afirma.

Segundo Porporatti, atualmente, a dor orofacial pode englobar: transtornos da articulação temporomandibular (articulação da mandíbula), dores musculares, neurovasculares, dentárias e neuropáticas (dores fortes e persistentes nos nervos da face).

Além disso, segundo o especialista, a dor orofacial pode incluir distúrbios do sono relacionados à dor orofacial, distonias orofaciais (distúrbios neurológicos dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias e espasmos), dores intrabucais, intracranianas, extracranianas e doenças sistêmicas que causam dor orofacial.

Porporatti é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre e Doutor com ênfase em DTM/Dor Orofacial pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa (CETN-SP).

Ele também foi professor de graduação e pós-graduação da UFSC durante quatro anos e, como pesquisador, já publicou mais de noventa artigos científicos internacionais. Atualmente é professor e pesquisador na Université de Paris na França.

Quais são os tratamentos para a dor orofacial?

De acordo com Porporatti, no campo da dor orofacial, o importante é proporcionar uma direção de tratamento através de uma equipe interdisciplinar, dividindo os cuidados com outros profissionais de saúde.

“A dor orofacial pode envolver inúmeros tratamentos, como: orientações, biofeedback, fisioterapia, medicações variadas, terapia miofuncional com fonoaudiólogos e placas e dispositivos dentais feitos por dentistas”.

Para complementar, o especialista destaca que podem ser úteis procedimentos como infiltrações musculares e anestésicas. “Outras alternativas, incluem: viscossuplementações e infiltrações na ATM; laserterapia e TENS; termo e crioterapia; além de acupuntura”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://andreporporatti.com.br/ ou https://www.instagram.com/andreporporatti/

DINO

Artigos recentes

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Homem ameaça dono de bar e é agredido com ‘capacetadas’ pelo filho dele na região

Filho do dono do local, ao ver o indivíduo tentando agredir o seu pai, reagiu…

% dias atrás

Saiba como ficará o tempo no dia da eleição em Ponta Grossa e região

Previsão é que haja tempo firme durante todo o dia. A máxima deverá chegar a…

% dias atrás

Santuário de Nossa Senhora Aparecida em PG inicia novenas e festejos à padroeira

Comemorações da padroeira iniciaram nesta quinta-feira (03), com as missas-novenas, que vão até o dia…

% dias atrás

Saiba que documento levar e qual o horário de votação neste domingo (06)

O Título de Eleitor físico, por não apresentar a foto da eleitora ou do eleitor,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade