O consumo de complementos alimentares e suplementos vitamínicos cresceu no Brasil. Entre janeiro e setembro de 2023, houve um aumento de 8,1% em comparação com o mesmo período de 2022. É o que afirma um boletim da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD).
A entidade também constatou que, em 2020, os suplementos já estavam em 59% dos lares brasileiros, com pelo menos uma pessoa da casa consumindo. Trata-se de um aumento de 10% em relação a 2015, quando foi feita a primeira edição do estudo ‒ após 2020, a ABIAD não divulgou novos números sobre a presença desses produtos nas residências.
Alberto Silva é CEO da RPN ‒ Rede de Produtos Naturais, empresa que trabalha com a venda de suplementos, e vê o crescimento do segmento como algo ligado à busca por uma rotina mais saudável.
“Após a pandemia, observamos uma tendência muito forte que foi bastante benéfica. Os médicos começaram a validar o uso de suplementos alimentares para a família brasileira, e isso foi um passo crucial. Avalio essa mudança de forma muito positiva, pois ela reflete uma tendência crescente no Brasil: a busca por um estilo de vida equilibrado”, diz Silva.
Ele cita o dado de que 55% dos brasileiros têm os cuidados com a saúde física como prioridade durante o ano de 2024. O número foi levantado pela agência de pesquisa e análise Quiddity e divulgado pela CNN Brasil.
Silva explica ainda que a nova rotulagem nutricional implementada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 contribui para uma maior conscientização do que as pessoas comem. Com a mudança, alimentos como os ultraprocessados, por exemplo, vêm com alertas sobre altos teores de gordura saturada, açúcar e sódio na embalagem.
“Os suplementos desempenham um papel fundamental na complementação da dieta, especialmente em um mundo onde a rotina corrida muitas vezes dificulta a manutenção de uma alimentação equilibrada”, avalia o CEO da RPN.
Demanda e oportunidades empresariais
Segundo Silva, os números também podem ser interpretados como consequência da maior confiança dos consumidores em relação aos produtos disponíveis no mercado. “Como resultado, vemos o mercado de produtos naturais e suplementos crescer, atendendo a essa demanda por soluções que ajudem a manter o bem-estar no dia a dia”, acrescenta.
Nessa linha, Silva vê o cenário atual como favorável ao crescimento de empresas que atuam nesse segmento. Independentemente do tamanho do negócio, o CEO destaca a necessidade de atuar de maneira séria e em conformidade com os padrões regulatórios da Anvisa.
“A prioridade deve ser garantir a eficácia de cada produto oferecido. Por isso, é essencial trabalhar lado a lado com laboratórios, especialistas, cientistas e farmacêuticos para desenvolver fórmulas que realmente funcionem”, ressalta.
A Sanepar avisa sobre baixa pressão e falta de água temporária em bairros de Ponta…
RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…
A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…
O governo lançou o Plano Nacional de Igualdade Salarial, com orçamento de R$ 17 bilhões,…
Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…
IDR-Paraná e Simepar encerram o serviço Alerta Geada 2024 com 120 boletins emitidos e sem…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade