Diferentes estratégias de marketing impulsionam as vendas

Criar diferenciais sobre a concorrência tornou-se item essencial para quem quer sobreviver em mercados concorridos. Para fugir da publicidade tradicional que pautou os investimentos das empresas por anos, o marketing nos últimos anos ganha novas formas e dá inúmeras possibilidades para uma empresa tornar-se vista e ganhar a luta por concorrência. De acordo com o estudo Digital AdSpend Brasil, produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, entre janeiro e junho de 2023, o investimento em publicidade digital no Brasil alcançou R$16,4 bilhões.

A chegada da internet veio para modificar a maneira das pessoas se informarem e consumirem informações. Isso impactou também a maneira das empresas se mostrarem através de estratégias de comunicação e marketing. Dados do Ibope, de março de 2024, revelam que os meios digitais já representam cerca de um terço do consumo dos brasileiros. “É inimaginável, em dias atuais, uma empresa querer sobreviver e crescer sem estar presente nas redes sociais”, afirma o especialista em marketing e vendas Juan Pablo Leguizamon Jr.

Com mais de 25 anos de experiência onde transita entre os cargos de executivo de vendas, marketing e trade marketing, Juan Pablo elenca algumas das principais estratégias que toda empresa deve priorizar na hora de investir:

CRM: conhecer o seu cliente o máximo que você puder. Cada novo contato, visita aos pontos de vendas, cada reunião de revisão de negócios, cada contato com a equipe de vendas precisa acrescentar novas informações que irão melhorar suas estratégias de desenvolvimento de negócios com o seu cliente.

Visual Merchandising: o ponto de vendas físico, as lojas, as prateleiras, é onde a batalha final pelo consumidor é vencida ou perdida. Seu produto precisa ser encontrado, destacado, saltar aos olhos do consumidor ou todo seu esforço ou investimento em comunicação se perde.

Trade Marketing: dos famosos 4 Ps do Marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça), o Trade Marketing trabalha com a estrutura de vendas da empresa para implementar os 3 que se referem ao local onde o produto vai se encontrar com o consumidor: Preço, Promoção e Praça. Por isso uma equipe de Trade Marketing bem qualificada faz uma grande diferença nos resultados de vendas de uma empresa. 

Mídias Sociais: indispensável para o contato com o consumidor pois nos últimos anos os canais de comunicação foram expandidos para novas formas mais efetivas de divulgar produtos de serviços com mais frequência e intensidade. A comunicação que antes era mais passiva e restrita a horários específicos, agora precisa ser mais ativa, frequente e diversificada para vencer a batalha pela preferência dos consumidores.

Marketing de Influência: juntamente com o crescimento de potencial de comunicação das mídias sociais, cresceu o poder de influência que certas pessoas têm sobre determinadas faixas etárias, regiões, segmentos. Hoje essa é uma ferramenta a ser considerada na construção das marcas e no seu sucesso em vendas.

Promoções de venda: como um dos elementos muito fortes da ação de marketing, as promoções de vendas precisam ser estrategicamente planejadas e muito bem executadas para maximizar o resultado de uma campanha de marketing. Elas são decisivas na hora de convencer o consumidor a adquirir o seu produto e não o da concorrência.

Qualificação da equipe de vendas: o conceito de vendas mudou ao longo dos anos e o profissional que antes era conhecido como Tirador de Pedidos, hoje, para ser bem-sucedido precisa ser visto como um Consultor de Vendas ou de Negócios. Algumas empresas precisam entender que isso significa investir em mudança de mentalidade (do grego Metanoia), antes de investir em capacitação. O investimento em qualificação é essencial para o sucesso da empresa, mesmo nos momentos de crises. Nos momentos mais difíceis, as equipes mais bem preparadas atingem os melhores resultados.

Logística: a logística atua nos bastidores, mas sem uma logística eficiente o investimento na comunicação do produto, e todo esforço para levar o consumidor ao ponto de venda, ou para que uma compra online ocorra, se perde. Uma logística eficiente maximiza os resultados financeiros de uma empresa e precisa ser um foco contínuo de melhoria e investimento. A tecnologia voltada para a logística continua evoluindo em todo o mundo e empresas que não tem foco em eficiência logística, estão perdendo Market share e consequentemente vendas.

A soma das opções listadas acima por Leguizamon mostram que há inúmeros caminhos que cada empresa pode escolher para trilhar. Nesse caminho, não há fórmula certa, mas é fato que só evolui quem separa parte dos lucros para investir na imagem, pessoal e divulgação da empresa.

Pesquisa recente mostra que 94% das empresas do país utilizam o marketing online como trampolim para o seu crescimento. “Seja para uma empresa com sede física ou um comércio digital, o investimento precisa acontecer no momento adequado, com estudo e rigor para que traga o retorno devido. Nem sempre quem coloca mais dinheiro em propaganda é quem tem o melhor retorno”, completa o especialista.

DINO

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