Comitê Gestor discutirá modernização da ICP-Brasil

A segunda reunião de 2024 do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil), marcada para o dia 31 de outubro, a partir das 9h, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) em Brasília, terá como pauta os encaminhamentos da proposta de modernização da certificação digital que vem sendo debatidos desde 2023.

Com a criação da cadeia v12, ocorrida na primeira reunião do Comitê Gestor, no próximo dia 31 serão tratados os aspectos de implementação propriamente dita da modernização, com a vinda do Selo Eletrônico Digital em software e em hardware, extinção do certificado A1 para pessoas físicas e do Certificado Codesign. A modernização alça o Brasil a uma padronização mundial, em especial ao eIDAS (electronic IDentification, Authentication and trust Services) da União Europeia.

O eIDAS é um regulamento da UE que estabeleceu um quadro jurídico para garantir que as transações eletrônicas sejam mais seguras, mais rápidas e mais eficientes, independentemente do país da UE em que ocorrem. O objetivo da eIDAS é estimular a criação de um mercado único europeu para o comércio eletrônico seguro.

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB participou de duas reuniões preparatórias para o dia 31/10, primeiro com as associações do mercado de certificação digital e, em sequência, com os membros do comitê gestor da sociedade civil, momento em que as dúvidas foram esclarecidas.

Para o presidente da AARB, Jorge Prates, a modernização abre grande oportunidade para a expansão da certificação digital, aumento da segurança e eficiência. “O selo eletrônico não contará em seu escopo com dados de pessoas físicas, e o Brasil seguirá com uma alternativa em software ao certificado A1. O selo eletrônico tem função de autenticação, como se fosse um carimbo de CNPJ, atestando sua autenticidade, integridade e origem. A segurança para pessoas físicas aumenta, já que somente serão emitidos certificados do tipo A3”, diz.

Prates também informa que as cadeias v12 (nova) e v5 (atual) irão coexistir até 2029, quando se encerra o prazo da V5. “As emissões de certificados como conhecemos seguem da mesma forma até o fim da cadeia V5, respeitando-se o prazo de validade desses certificados até a expiração. Os certificados A1 PJ e PF continuam sendo emitidos em conjunto com os serviços da cadeia V12”, lembra.

O CG ICP-Brasil, que é composto por doze membros, sendo cinco representantes da sociedade civil, entre eles a AARB, tem como finalidade atuar na formulação e controle da execução das políticas públicas relacionadas à ICP-Brasil e nos aspectos de normatização e nos procedimentos administrativos, técnicos, jurídicos e de segurança que formam a cadeia de confiança da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Sanepar conclui interligação da nova adutora do Rio Pitangui sem afetar abastecimento

Sanepar conclui interligação da adutora do Rio Pitangui em Ponta Grossa, mantendo reservatórios a 85%…

% dias atrás

Domingo de Ramos reúne multidão em Ponta Grossa e marca início da Semana Santa

Celebrações do Domingo de Ramos reuniram mais de mil fiéis em Ponta Grossa neste domingo…

% dias atrás

Após dores abdominais, Bolsonaro realiza nova cirurgia em hospital de Brasília neste domingo (13)

Jair Bolsonaro passa por cirurgia em Brasília neste domingo (13) após ser diagnosticado com subobstrução…

% dias atrás

Mulher é agredida pelo companheiro e polícia encontra munições na residência

Mulher é agredida pelo esposo em Ponta Grossa; ele fugiu. PM encontrou munições e rádio…

% dias atrás

Contorno Futsal vence fora de casa e mantém liderança com 100% de aproveitamento

Contorno Futsal vence o Guará por 3 a 2 em Guaratuba, mantém 100% de aproveitamento…

% dias atrás

Lua Rosa brilha neste domingo (13) e marca fenômeno astronômico raro em 2025

Lua Rosa atinge pico neste domingo (13), às 21h22. Fenômeno marca a primeira lua cheia…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade