De 15 a 22 de junho a Nova Acrópole, organização de filosofia, cultura e voluntariado, realiza a Semana da Arte em mais de 50 países, incluindo mais de 100 sedes localizadas em todas as regiões do Brasil. Este evento busca destacar a importância da arte na promoção de valores universais e na construção de um futuro mais inclusivo e harmonioso.
As atividades que compõe as programações incluem palestras, cafés literários, apreciações de artes plásticas e fotografias, espetáculos de dança clássica, poesia e musicais, com a tônica “A busca da Unidade para além das Diferenças”.
Sobre o tema, culturas de diferentes continentes e lugares trazem a análise filosófica milenar sobre como as diferenças podem enriquecer a vida ao invés de separá-la. A filosofia hermética do Egito considera que o Todo, ou a Unidade, é a primeira das leis da natureza. Steven Pressfield, autor de “A Guerra da Arte”, afirma que toda arte é sobre o reconhecimento da beleza e a articulação da empatia e compaixão pelo outro, vendo o artista como uma força de união.
A Importância da Arte na Vida Humana
Para a filósofa e professora voluntária de Nova Acrópole, Profa. Lúcia Helena Galvão, “precisamos da arte porque precisamos de harmonia, e a arte educa para a percepção dela”. Ela destaca que a Semana da Arte é uma oportunidade para perceber como a beleza eleva e como os sentimentos estéticos, éticos e místicos são fundamentais para a elevação da consciência.
A artista e voluntária de Nova Acrópole, Juliana Limeira, explica que, em seu trabalho, diferentes elementos se conjugam para formar uma harmonia, sem um padrão fixo. Ela pontua: “São infinitas as formas de harmonia dentro da Natureza, a qual é a minha fonte de inspiração artística”.
A arte é notadamente diversa e, ao longo da história, tem revelado formas, padrões, movimentos, experiências e valores de culturas distintas e aparentemente separadas pelo tempo e pelo espaço, que longe de constituir uma barreira, expressa riqueza, potência e beleza.
Um olhar mais atento perceberá um fio que enlaça as múltiplas expressões artísticas. Para além da evidente diversidade, é possível encontrar um sentido profundo e unificador, uma unidade. Essa dualidade é uma das características da arte, pois, apesar da imensa diversidade que a identifica, há elementos universais que mostram a humanidade é compartilhada e a arte se torna, assim, uma expressão universal da experiência humana.
Diversas expressões artísticas abordam temas como amor, compaixão, devoção e alegria. Muitas obras retratam experiências relacionadas à dor, perda e morte. Outras exploram a busca por sentido e significado na vida, o esforço para compreender os acontecimentos e a relação com a natureza. “Viver sem arte seria viver em um mundo estéril, desprovido de vida. No fundo, a arte serve a vida”, conclui a Profa. Lúcia Helena.
A programação completa da Semana da Arte em todo o Brasil pode ser acompanhada pelo site https://acropole.org.br/lp/semanadaarte/.
Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…
Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…
Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos
O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…
a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…
Serão mais de 12 horas de atividades, incluindo apresentações culturais, uma feira de artesanato e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade