Ismart prorroga inscrições para bolsas de estudo

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, prorrogou as inscrições do processo seletivo para estudantes talentosos de baixa renda que estejam cursando atualmente entre o 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. Há oportunidades tanto para programas presenciais quanto para o programa on-line com foco em desenvolvimento acadêmico e profissional. As inscrições são gratuitas, podem ser realizadas pelo site e não tem data prevista para serem encerradas.  

O Brasil com o Ismart 

O ano de 2024 é um marco na história do Ismart: o Instituto completa 25 anos oferecendo acesso a programas de desenvolvimento pessoal até o final da faculdade, garantindo que eles ingressem no mercado de trabalho em posições de destaque.  São milhares de bolsistas beneficiados, mais de 80% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil. Além disso, pelo menos metade dos graduados que passaram pelo Ismart estão em posições de destaque no mercado de trabalho atualmente.

Os programas do Ismart

Os estudantes podem entrar no Ismart por meio de três programas: o Alicerce, o Bolsa Talento e o Ismart On-line. Conheça cada um deles. 

O processo seletivo para o Programa Alicerce se destina a estudantes de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental e que tenham, no máximo, 13 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo ingressam no curso preparatório Alicerce que tem a duração de dois anos (8º e 9º anos) e acontece no contraturno escolar em uma das escolas parceiras particulares de excelência, parceiras do Ismart, além de participarem do programa de desenvolvimento com acompanhamento da equipe do Ismart. Ao final do 9º ano, os estudantes do Alicerce podem ingressar como alunos regulares na escola parceira com 100% de bolsa de estudo no Ensino Médio. Além do preparatório gratuito, o Ismart oferece material escolar, transporte, alimentação e uniforme durante toda a sua jornada de forma gratuita.

O Programa Bolsa Talento é voltado aos candidatos do 9º ano do Ensino Fundamental, com até 15 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o Ensino Médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional e terem acompanhamento especializado individual. 

O processo seletivo para o Ismart On-line é para alunos de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental e tenham, no máximo, 13 anos de idade.  Ao ingressar no Ismart On-line, os jovens têm acesso a uma plataforma on-line e gratuita de estudos que conta com aulas de Português, Matemática e Redação, além de tutoria individual, programas de desenvolvimento, formações presenciais e acesso às melhores oportunidades no Ensino Médio.

O processo seletivo

Após a inscrição do aluno em um dos programas oferecidos, ele passa por cinco etapas eliminatórias do processo seletivo, sendo elas:  

Primeira fase: o candidato preenche um questionário com cadastro completo, e responde ao teste on-line, com questões de múltipla escolha de Português e Matemática no site. 

Segunda fase: os classificados na primeira etapa realizam uma prova digital com questões de múltipla escolha de Português, Matemática e temas que avaliam o potencial de aprendizagem.  

Terceira fase: os candidatos participam de uma avaliação socioeconômica para que sejam conferidos os critérios de renda definidos pelo Ismart.

Quarta fase: nos programas presenciais, os responsáveis são entrevistados por um assistente social, com o objetivo de entender a dinâmica familiar. 

Quinta fase: nos programas presenciais, o candidato faz uma entrevista individual com psicólogo. A entrevista avalia interesse no programa, capacidade de superar desafios e outras competências socioemocionais. 

Os resultados de todas as fases são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (www.ismart.org.br; fb.com/ismartoficial; instagram.com/ismart.oficial). O candidato poderá acompanhar seu resultado utilizando login e senha cadastrados no momento da inscrição. 

Sobre o Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1999, que identifica jovens talentos de baixa renda e concede bolsas de estudos presenciais e on-line, além de promover iniciativas de apoio ao desenvolvimento pessoal e acadêmico que podem durar até o fim da graduação. Atualmente, o Ismart está presente nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). 

A missão do Ismart é concretizar o potencial desses jovens para que, no futuro, possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. Em 2024, o Ismart completa 25 anos inspirando e promovendo a cultura do esforço e do protagonismo entre jovens talentos de baixa renda, o que se traduz em números: mais de 8 mil bolsistas beneficiados, mais de 80% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil, mais de 1 mil são universitários no Brasil e no mundo e mais de 550 estão graduados. 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Vereadores criticam impedimento à fiscalização e denunciam “Farra das Concessões ” em Ponta Grossa

 Careca e Mazer criticaram impedimento na fiscalização no aterro do lixo Vila Velha

% dias atrás

Câmara aprova pedido de vistas a projeto que institui Política Municipal da Agricultura Urbana Sustentável

O projeto segue em tramitação e aguarda nova votação em plenário

% dias atrás

Grupo MM realiza Feirão de Empregos com 50 vagas na área logística em Ponta Grossa

O evento acontecerá em dois períodos, das 9h às 11h e das 13h às 15h,…

% dias atrás

Câmara de PG aprova reajuste de vale-alimentação para servidores municipais

Valor mensal passa de R$ 450 para R$ 600; proposta do Executivo foi aprovada em…

% dias atrás

PG lança coleção “Acerta Brasil” para preparar alunos da rede municipal para o IDEB

O material, lançado nesta quarta-feira (23), é direcionado à preparação dos alunos da rede municipal…

% dias atrás

Fadel destaca projeto dos fumicultores e a atenção aos municípios dos Campos Gerais

Confira a entrevista ao vivo com o jornalista Marcos Silva.

% dias atrás