Sudeste concentra a maioria das startups brasileiras

O estudo Startups Mindscape 2024 revelou que a região Sudeste do país concentra o maior número de startups (77,89%), seguida pela região Sul (14,42%), Centro-Oeste e Nordeste (ambas com 2,88%) e, por último, a região Norte, com apenas 1,92% dos empreendimentos.

Esse levantamento produzido pelo TEC Institute, com realização da MIT Technology Review Brasil em parceria com o Google Cloud, ouviu mais de 100 fundadores e cofundadores de startups brasileiras para identificar e compreender o impacto dos desafios do mercado sobre o estado emocional desses empreendedores.

Com relação ao comportamento dos investidores, o estudo mostra uma possível relação entre o excesso de confiança e o fracasso no empreendedorismo. Aqueles que tinham bons conhecimentos, mas falharam, representavam 49%, enquanto aqueles sem bons conhecimentos, e que também falharam, eram 25%. Já 88% dos que possuíam bons conhecimentos estavam confiantes, assim como 77% dos que não tinham conhecimento suficiente.

Para o empresário Junio William Ferreira, CEO e fundador da Aluga Aí, startup especializada em locação de veículos executivos para companhias e terceirização de frotas, o mercado brasileiro está em expansão, mas acredita que “os desafios do setor ainda sejam imensos”.

“Acredito muito nesse sistema de trabalho. O fundador de uma startup precisa ser ouvido, afinal, trazemos as maiores soluções tecnológicas para o mercado”, diz.

Nesse sentido, o estudo revela que 28% dos respondentes disseram que a maior dificuldade na obtenção de conhecimento e investimento foi, justamente, a falta de acesso a uma rede de contatos que os conectasse aos investidores. Além do capital, a falta de mentoria, contatos com outros empreendedores, informações sobre gestão de negócios e suporte tecnológico foram citados por 16% dos entrevistados.

De acordo com 51,92% dos respondentes, o maior desafio no início do empreendimento foi encontrar pessoas qualificadas. Além disso, a necessidade de delegar mais e centralizar menos também se destacou, representando um desafio considerável, indicado por 22,12% dos fundadores. “Mesmo com todos os desafios encontrados, o mercado está em forte crescimento. Eu acredito que em poucos anos teremos várias startups figurando também no cenário internacional”, conclui Ferreira.

O levantamento mostrou ainda que o investimento em startups no Brasil é predominantemente de homens (81%), autodeclarados brancos (69,23%), heterossexuais (87,50%) e com idade entre 25 e 44 anos (74,04%).

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade