A marca do negócio de Consumer Health da Bayer surgiu como um analgésico vendido em pó e não parou de se reinventar desde então. Os medicamentos do portfólio de Aspirina e o ácido acetilsalicílico (seu princípio ativo) são objeto de cerca de 1.500 estudos científicos anualmente, mostrando que em seus 125 anos de história, se tornou referência na medicina para o alívio de diversos tipos de dores, além de um importante aliado para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
O ácido acetilsalicílico foi sintetizado pela primeira vez em 1897, quando o químico alemão Felix Hoffmann pesquisava nos laboratórios da Bayer por um medicamento para dores reumáticas que fosse mais tolerado por pacientes, como o seu pai, que sofriam com o gosto amargo e as irritações estomacais provocados pelo tratamento com ácido salicílico, recomendado pelos médicos na época. Logo, ele percebeu que a combinação com o radical acetil reduzia os aspectos negativos e mantinha o poderoso efeito analgésico.
Em 1899, a marca Aspirina é registrada em Berlim e inicia-se a produção do medicamento. Dois anos mais tarde, acontece a primeira venda de Aspirina® no Brasil. Graças à sua ação analgésica, tornou-se muito usado para o tratamento de febres, dores e inflamações. Até hoje, a Aspirina é sinônimo para quem busca aliviar um desses sintomas.
Diferentes apresentações e combinações
Desde que surgiu, como um remédio em pó disponível nas farmácias e vendido em embalagens de papel com 1g, a Aspirina também não parou de se reinventar. Ainda no começo, o princípio ativo foi compactado em comprimidos de 500 mg, o que ajudou em sua popularização (ASPIRINA® 500mg e ASPIRINA® MICROATIVA). Com o passar dos anos, foi combinada com cafeína (CAFIASPIRINA®) e ácido ascórbico (vitamina C – ASPIRINA® C) e surgiu em diferentes formatos, como o comprimido efervescente. Pesquisas médicas também comprovaram outros benefícios propiciados pelo ácido acetilsalicílico, como a ação inibidora da agregação plaquetária, que deu origem à ASPIRINA® PREVENT, e sua importância para prevenção de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC.
A Aspirina está presente no Hall da Fama no Museu Nacional Smithsonian de História Americana, em Washington D.C., e na lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde. Ao mesmo tempo, o ácido acetilsalicílico continua a desempenhar um papel fundamental na investigação moderna: somente o banco de dados do National Center for Biotechnology Information (NCBI) contabiliza mais de 56 mil estudos sobre o ácido acetilsalicílico. “A Aspirina sempre foi, ainda é e sempre será uma referência em saúde ao redor do mundo. É um grande exemplo por sua história, mas também apontar para o futuro pela capacidade de reinvenção da marca”, ressalta Cristina Hegg, Diretora de Marketing do negócio de Consumer Health na Bayer.
Outras curiosidades do medicamento que vem fazendo história há 125 anos:
O famoso criador e diretor de cinema Woody Allen escreveu em 1969 a peça “Aspirina para Dois”.
No filme Psicose, a personagem chamada Caroline, interpretada por Patricia Hitchcock – filha de Alfred Hitchcock – diz: “Eu tenho uma coisa – não Aspirina. O médico da minha mãe me deu no dia do meu casamento”.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.
Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade