Educação financeira para crianças pode representar um futuro mais seguro

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, vai além dos presentes e brincadeiras. É também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro dos filhos e a formação de habilidades essenciais para a vida adulta. Nesse contexto, a educação financeira se destaca como um pilar importante, capaz de proporcionar aos pequenos um entendimento sobre o valor do dinheiro, segundo especialistas.

Entre os motivos que justificam a urgência em relação à discussão sobre o tema está o percentual de famílias com dívidas em atraso por mais de 90 dias no Brasil, que teve alta de 50,3% em setembro deste ano ante mês anterior. Trata-se do maior percentual desde fevereiro de 2018, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Diante disso, a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, reforça que a introdução de conceitos financeiros na infância é essencial. “Os pais devem estimular seus filhos a desenvolverem hábitos financeiros saudáveis, como economizar, planejar compras e evitar gastos impulsivos. Essa relação equilibrada sobre o uso do dinheiro precisa começar na infância”, afirma.

Segundo a diretora, o conceito de poupança, por exemplo, pode ser colocado em prática ao presentear os pequenos com um cofrinho, onde eles poderão guardar as suas economias. “Ao ensinar a garotada a evitar gastos desnecessários, poupar dinheiro e a economizar, a chance desses filhos se tornarem endividados é menor.  Dessa forma, teremos uma geração com mais consciência em relação ao uso do dinheiro no futuro, sem compras compulsivas feitas com o cartão de crédito e uso desnecessário de cheque especial.”

Carolina diz, ainda, que para que as crianças compreendam melhor o processo, a prática é o ideal. “Em lojas e supermercados, em meio a tantas opções de consumo, os pais ou responsáveis podem ajudar a garotada a entender a diferença entre itens necessários, como comida, calçados e roupas, das coisas que fazem parte da lista dos desejos, como brinquedos, doces, joguinhos, entre outros.” 

A mesada é outro recurso para ensinar os pequenos sobre responsabilidade financeira. “Dar às crianças um valor fixo para ser gerenciado, permite que elas façam escolhas e aprendam a planejar seus gastos. Afinal, quem nunca gastou toda a mesada no primeiro dia e depois teve que esperar até o próximo mês? Isso cria um aprendizado valioso sobre economia e planejamento”, ressalta a diretora.

DINO

Artigos recentes

ACIPG promove evento sobre EUDR e oportunidades de exportação agro ao mercado europeu

ACIPG promove evento sobre EUDR em 19/11 para discutir desafios e oportunidades de exportação agroindustrial…

% dias atrás

Vídeo: Farmácia é alvo de assalto em bairro de Ponta Grossa

Farmácia no Parque dos Pinheiros, Ponta Grossa, é assaltada. Suspeito fugiu a pé após roubar…

% dias atrás

Prefeitura de Ponta Grossa realiza campanha Outubro Rosa com agentes de trânsito e Guardas Municipais

Prefeitura de Ponta Grossa promove ação no Terminal Central pelo Outubro Rosa, com orientações sobre…

% dias atrás

Elisangela Pedroso (PL) destaca campanha vitoriosa em Carambeí e fala sobre projetos

Na entrevista, Elisangela destaca o bom trabalho que fez nos últimos quatro anos, onde Carambeí…

% dias atrás

Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto

O ministro Flávio Dino manteve a suspensão das emendas RP8 e RP9, exigindo maior transparência…

% dias atrás

Marcelo Rangel (PSD) diz que não vai apoiar ninguém no segundo turno em PG

Por meio de uma live nas redes sociais, Marcelo Rangel disse que ficará neutro na…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade