A PowerOfData firmou uma parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A empresa de tecnologia e Inteligência Artificial está patrocinando parte das pesquisas da especialização em astrofísica do programa de pós-graduação em Física da Instituição, que se dedica a estudar a estrutura do universo.
Para que os professores, mestrandos e doutorandos possam desenvolver tal pesquisa, é preciso um grande volume de dados de observatórios internacionais. Assim, é fundamental a utilização de máquinas capazes de processar grandes quantidades de dados no menor tempo possível, uma vez que os resultados obtidos podem influenciar diretamente na compreensão e concepção do universo.
Com isso, a PowerOfData se concentrou em fornecer inovações tecnológicas a fim de reduzir o tempo necessário para simulações computacionais e aumentar a precisão em análises e gerenciamento de dados em grande escala.
“Essa evolução tem sido um divisor de águas para nossas pesquisas”, destaca o Professor Dr. César Lenzi, coordenador da área de Física Nuclear na pós-graduação em Física do ITA.
Assim, o tempo de processamento geral foi reduzido de 48 horas para apenas 20 minutos por atividade, enquanto o processamento de dados, que levava cerca de uma semana, passou a ser feito em apenas dez horas.
A parceria PowerOfData e ITA
O trabalho conduzido pelo professor Lenzi exigiu uma capacidade computacional de altíssimo nível e trouxe diversos desafios. Um deles era a questão da infraestrutura necessária para manipular a vasta quantidade de dados a serem analisados e as simulações baseadas nos resultados.
O projeto também precisava ter escalabilidade, ou seja, ser desenvolvido em uma plataforma com a capacidade de auto-ajuste dinâmico. Isso porque as informações utilizadas estavam em constante crescimento e tinham diversas variações.
A automação também era importante para que os pesquisadores pudessem focar nas pesquisas e suas aplicações em vez de realizar tarefas repetitivas, reduzindo, assim, o tempo de obtenção de resultados. Por fim, a integração de ferramentas e as técnicas de modelagem também eram desafios importantes a serem superados.
Assim, a fim de viabilizar esse estudo, a PowerOfData disponibilizou não somente infraestrutura em nuvem com grande capacidade de análise, como também serviços avançados em nuvem e softwares proprietários em uma plataforma avançada de Big Data e Analytics chamada PoD Platform. E tudo foi feito com tecnologia nacional.
“A tecnologia da PowerOfData, quando aplicada na minha área de atuação no ITA, a astrofísica, foi capaz de aumentar a precisão das nossas pesquisas, com uma redução do tempo de processamento, viabilizando resultados nunca antes alcançados”, explica o professor Lenzi.
Além do impacto nas pesquisas em astrofísica, a PowerOfData visa ter um forte compromisso com a aplicação prática de suas soluções tecnológicas para atender às demandas de dados e Inteligência Artificial da indústria em geral. “A colaboração com o ITA não apenas destaca nosso compromisso acadêmico, mas também mostra como uma tecnologia nacional pode ser aplicada de maneira inovadora em diferentes setores”, afirma o Dalmer Sella, CEO da PowerOfData. “Este esforço visa integrar o conhecimento tecnológico avançado às necessidades reais da indústria, promovendo uma sinergia que beneficia tanto o campo acadêmico quanto industrial”, complementa.
A colaboração entre a PowerOfData e o ITA já resultou na escrita de duas teses de doutorado que utilizam a PoD Platform, além de uma dissertação de mestrado e, ainda, a publicação de quatro artigos acadêmicos em revistas internacionais da área.
Para mais informações, basta acessar: http://www.powerofdata.com.br
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade