Cortinas virtuais evitam atropelamentos em operações industriais

As novas tecnologias embarcadas em veículos industriais estão reduzindo as ocorrências de acidentes em operações logísticas. Essa é a conclusão de dois estudos publicados recentemente no Tratado de Lições Aprendidas em SST (Saúde e Segurança no Trabalho), lançado na FISP 2024 – Feira Internacional de Segurança e Proteção, realizada em outubro em São Paulo.

Entre as inovações analisadas estão o sistema HIT-NOT e os faróis Blue Spot e Red Zone, cujos resultados foram monitorados pelo engenheiro Danilo Adriano de Oliveira, especialista em segurança do trabalho. “São soluções que atuam diretamente na mitigação dos riscos de atropelamento, especialmente nas interações entre empilhadeiras e pedestres, onde os pontos cegos representam um perigo constante”, afirma.

O HIT-NOT é um detector de interações entre pedestres e empilhadeiras. O sistema utiliza um campo eletromagnético criado por um gerador instalado nas empilhadeiras, que se comunica com dispositivos de alarme pessoal (P.A.D.), usados pelos pedestres. “A grande vantagem do HIT-NOT está na sua capacidade de emitir alertas visuais, sonoros e de vibração mesmo através de barreiras físicas, uma característica essencial para áreas de alta circulação e visibilidade reduzida”, explica Oliveira.

Segundo ele, o HIT-NOT é especialmente recomendado em operações onde a movimentação de cargas ocorre próxima a corredores e áreas com alto fluxo de pedestres. O raio de atuação, de até 30 metros, cria uma “cortina virtual” de segurança ao redor dos veículos e trabalhadores. Oliveira enfatiza que essa tecnologia não apenas sinaliza a presença de pedestres para os operadores, mas também possibilita que os pedestres se mantenham em zonas seguras, minimizando drasticamente os riscos de colisão.

Faróis indicam área de proteção

Outros dois dispositivos estudados pelo especialista foram os faróis Blue Spot e Red Zone, que destacam as áreas de manobra de empilhadeiras. O Blue Spot projeta um ponto azul no chão, alertando os pedestres sobre a presença do veículo mesmo antes de ele ser visto diretamente, enquanto o Red Zone cria uma linha de luz vermelha ao redor da empilhadeira, delimitando um “halo” de segurança que previne invasões não intencionais da área de risco.

“Esses faróis permitem que os operadores de empilhadeiras e outros veículos industriais mantenham uma distância segura dos pedestres, e vice-versa, proporcionando um alerta constante e intuitivo”, diz Oliveira. Ele destaca que essa solução é particularmente indicada em locais de baixa visibilidade e corredores estreitos, onde o espaço para manobras é limitado. “São medidas simples, mas de impacto direto na percepção de segurança dos trabalhadores, e já demonstraram eficácia em diversas operações industriais e logísticas”, completa.

Ganho de produtividade

Além de reduzirem significativamente o risco de acidentes, os dispositivos estudados otimizam o fluxo de trabalho nas operações logísticas, de acordo com o engenheiro. A sinalização luminosa extra, por exemplo, reduz o número de paradas para monitoramento de segurança, permitindo um fluxo mais contínuo de movimentação de materiais. Oliveira observa que “a implantação desses dispositivos leva à redução de incidentes, promovendo uma rotina de trabalho mais segura e menos sujeita a interrupções devido a acidentes”.

O especialista recomenda que cada aplicação seja precedida por uma análise de risco detalhada da operação. “Nem toda solução serve para todos os cenários. O HIT-NOT e os faróis Blue Spot e Red Zone precisam ser implementados considerando o layout específico e a dinâmica das operações”, pondera.

Os dados estudados pelo engenheiro foram disponibilizados pela AHM Solution, empresa especializada em gestão de riscos em operações logísticas, e que representa os fabricantes desses dispositivos no Brasil. De acordo com Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, além dos ganhos de segurança e produtividade, as tecnologias embarcadas em veículos industriais têm outros dois impactos positivos: “Ao evitar acidentes, essas soluções também reduzem os custos com seguros e possíveis indenizações por danos a pessoas e cargas”, conclui.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Diretores de clube social de PG condenados por som alto e algazarra

De acordo com a sentença, os réus foram condenados ao pagamento solidário de R$ 5…

% dias atrás

Piraí do Sul sediará a Fase Regional da 71ª edição dos Jogos Escolares do Paraná

Parceria firmada com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa reforça o compromisso de…

% dias atrás

Justiça condena mulher à pena em dinheiro por festejar aniversário em PG

A condenação, por descumprimento de medida sanitária preventiva (artigo 268 do Código Penal) durante a…

% dias atrás

Deputado Moacyr Fadel critica suspensão do Plano Safra

Segundo Fadel, a interrupção dos financiamentos compromete diretamente o agronegócio, setor fundamental para a economia…

% dias atrás

Operário inicia disputa das quartas do Paranaense contra o São Joseense neste sábado (22)

A partida está marcada para as 15h30, no estádio municipal Doutor Tancredo Neves. 

% dias atrás

Hussein Bakri anuncia edital de R$ 10 milhões para nova ponte entre São João do Triunfo e Lapa

Com 140 metros de extensão, a nova ponte contará com duas faixas de tráfego. A…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade