Restrição eleitoral impede uso indevido da máquina pública

A partir do dia 6 de julho, exatos três meses antes das eleições para prefeito e vereador, entrou em vigor a Lei 9.504/1997 que regulamenta e estabelece normas e diretrizes para a condução do pleito deste ano no Brasil. Essas restrições são projetadas para garantir que os recursos públicos sejam utilizados exclusivamente para fins governamentais e não para promover interesses eleitorais particulares.

A lei define as regras para a realização de campanhas eleitorais, incluindo limites de gastos, prazos para propaganda, além da conduta dos candidatos e partidos políticos. “Isso é essencial para garantir que todos os candidatos tenham condições equitativas de disputar as eleições, evitando abusos e irregularidades”, afirma o especialista em administração pública, Leonardo Alves.

Entre as restrições estabelecidas pela lei, agentes públicos não podem nomear, contratar e demitir por justa causa servidores públicos. No entanto, há exceção para contratação de natureza emergencial para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais. Já a nomeação de servidores só pode ocorrer se o resultado do concurso foi homologado até 6 de julho.

Outra proibição é a realização de propaganda institucional de órgãos públicos, “exceto em casos de extrema necessidade, como em campanhas de utilidade pública”, explica Alves. Além disso, a legislação também impede o uso de bens, serviços e servidores públicos em campanhas eleitorais. “Isso evita que o governo utilize recursos públicos para promover seus candidatos de forma disfarçada”, diz o especialista.

Com isso, agentes públicos também não podem fazer transferência voluntária de recursos do governo federal aos estados e municípios. A exceção se dá apenas para obras que já estejam em andamento ou para atender casos de calamidade pública. “A Lei exige a prestação de contas detalhada dos recursos arrecadados e gastos pelas campanhas eleitorais. Essa medida promove a transparência e permite o monitoramento efetivo das finanças, prevenindo a ocorrência de práticas ilícitas”.

Além das restrições, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, os partidos políticos e as federações poderão escolher seus candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. No mesmo período, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará o limite de gastos de campanha. Alves destaca que “há penalidades severas para o descumprimento das regras, que podem incluir multas e a cassação do registro de candidatura”.

“A Lei 9.504/1997 é um pilar essencial da gestão pública eleitoral, garantindo a integridade e a transparência do processo. Suas restrições são vitais para impedir o uso indevido da máquina pública em favor de candidatos, promovendo um ambiente de competição justa e democrática”, ressalta o especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://www.leonardoalves.online/

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Gumari Grill inaugura loja física em PG e surpreende pela qualidade no hamburguer e carnes grelhadas

Haburgeria Grill inaugurou sua primeira loja em Cará-Cará, oferecendo hambúrgueres artesanais e chuleta grelhada em…

% dias atrás

Operário vence Maringá nos pênaltis e conquista o Campeonato Paranaense de 2025 em final emocionante

Na final do Paranaense 2025, Operário e Maringá empataram em 1 a 1, mas o…

% dias atrás

Estudo Alerta: Vapores de Gasolina Aumentam Risco de Câncer em Frentistas

Estudo da IARC revela que vapores de gasolina aumentam riscos de câncer. Fenepospetro pede medidas…

% dias atrás

Vacinação contra a gripe em Castro começa dia 1º: saiba quem pode se vacinar e locais!

A vacinação contra a gripe em Castro começa dia 1º, com 3 mil doses para…

% dias atrás

Curitiba se despede de Oil Man: A icônica figura que deixou um legado ambiental inesquecível

Curitiba se despede de Nelson Rebello, o Oil Man, símbolo da cidade e defensor ambiental,…

% dias atrás

Condutora embriagada é flagrada na contramão em Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, mulher embriagada foi parada dirigindo na contramão. Com 0,66 mg/L de álcool,…

% dias atrás