Reduzir custos e desperdícios, captar, capacitar e reter talentos são algumas das principais dificuldades enfrentadas pelo setor de alimentação fora do lar no Brasil. Em 2023, o setor observou uma taxa de rotatividade de 77,6%, uma ligeira queda em relação ao ano anterior, que registrou 78,1%. Esses dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a Future Tank. O estudo utilizou dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para resolver questões como essas, melhorar a qualidade do atendimento e buscar equilíbrio financeiro e de pessoas, empresas do setor, especialmente as pequenas e médias, começam a investir e adotar, por conta própria, modelos de gestão eficientes e mais profissionais.
O Bar Dom Brejas, em Campinas, interior de São Paulo, decidiu investir na qualificação e capacitação de seu quadro de colaboradores, com a criação do Dom Brejas Academy, módulo voltado para gestores e líderes. Em setembro, a empresa lançará o módulo Dombrejeiros, voltado para as equipes de atendimento (garçons) e de produção de cozinha.
“A ideia do Dom Brejas Academy e do Dombrejeiros é trazer capacitação para todos os cargos da empresa, para que os colabores entendam todos os processos de funcionamento da casa e, assim, melhorar todos os indicadores e atendimento ao público, além de proporcionar desenvolvimento profissional das pessoas, com a perspectiva de desenvolvimento de carreira interna”, conta Dino Ramos, sócio e fundador do Dom Brejas.
A primeira fase do programa permanente é voltada para o treinamento de líderes. Ela tem oito módulos, com temas como liderança, Custo da Mercadoria Vendida (CMV), controle de estoque, hospitalidade, hospitalidade agressiva (excessiva), dentre outros. “A Ideia é treinar e preparar gestores dentro da empresa, aproveitando a experiência de 15 anos dos sócios da casa, como, por exemplo, o convívio com equipes e clientes”, acrescenta Priscila Sigolo, sócia da casa.
O módulo Dom Brejeiros, destinado a todos os funcionários, terá início em setembro. Neles serão abordados praticamente todos os temas do Dom Brejas Academy, incluindo princípio de vendas e gestão. “Queremos que todos os nossos colaboradores aprendam a fazer contas que envolvam as operações, controle de estoques, hospitalidade e princípios de hierarquia”, explica Ramos.
Além de uma das principais portas de entrada para o primeiro emprego de milhares de jovens sem experiência, o setor de bares e restaurantes também enfrenta o desafio na hora da contratação. Somente na Região de Campinas existem atualmente cerca de 12 mil vagas em aberto, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas.
“Além de oferecer treinamento e capacitação para nossos colaboradores, a proposta dos cursos vai muito além de reter talentos”, acrescenta Priscila. “No dia que ele sair da empresa, ela vai saber de todas as etapas que envolvem o funcionamento de um bar ou restaurante e vai estar preparado e capacitado até para montar seu próprio negócio, pois vai ter informações de gerenciamento e processos”, completa ela.
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade