CNI: Brasil aumenta uso de técnicas de manufatura enxuta

Houve um aumento de sete pontos percentuais no número de indústrias que usaram a maior quantidade de técnicas de manufatura enxuta, em 2023, se comparado a 2018. Os dados são da pesquisa Sondagem Especial, realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em ambos os anos. 

Em 2023, 42% das empresas usaram a faixa mais alta de técnicas de manufatura enxuta, frente a 35% registrado na pesquisa feita em 2018. O percentual de indústrias brasileiras que utilizaram ao menos uma técnica de manufatura enxuta, em 2023, foi de 86%. 

Os 42% representam indústrias que fizeram uso de pelo menos 11 entre 17 possibilidades de técnicas de manufatura enxuta. A pesquisa feita no ano passado também revelou que 33% utilizaram de quatro a dez técnicas, enquanto 12% utilizaram de um a três.

João Luiz, proprietário da Sansei Válvulas, explica o que os dados da pesquisa dizem sobre o setor industrial brasileiro. “Trata-se de um avanço significativo na adoção de práticas que focam em eficiência. Isto demonstra o crescente compromisso das indústrias brasileiras com a otimização de processos, redução de custos e melhoria na qualidade”, declara.

O recente levantamento da CNI apontou ainda que, em 2023, as técnicas de manufatura enxuta mais utilizadas foram o trabalho padronizado, com 78%, e o Programa 5S, com 69%. 

Segundo João Luiz, a manufatura enxuta busca aumentar a eficiência produtiva e eliminar todos os tipos de desperdícios. “Essas técnicas melhoram a gestão industrial, identificando e eliminando desperdícios, tendo assim uma produção mais ágil e eficiente, promovendo a melhoria contínua dos processos”, pontua.

As técnicas de manufatura enxuta são métodos de organização da produção. A filosofia de gestão industrial é originária do Japão, no pós-Segunda Guerra Mundial, mas seus conceitos foram amplamente divulgados a partir de 1990. A manufatura enxuta tem como principal objetivo entregar produtos e serviços de qualidade, em tempo reduzido e com o mínimo de recursos. 

O setor industrial brasileiro marcou, em junho, o resultado positivo mais intenso desde julho de 2020, com avanço de 4,1% na produção industrial do país, após dois meses de taxas negativas. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada, em agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade