Universidades brasileiras e internacionais participarão de iniciativa da Fenasan

Um espaço específico para discutir temas de inovação tecnológica do setor e os melhores contextos para atuação da academia, cursos técnicos e profissionalizantes para atender às demandas do novo modelo de saneamento. Este será o Encontro das Universidades, uma das grandes novidades do 35º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Esta edição do Encontro Técnico e Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) acontecerá entre 22 e 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Juntos, estes eventos formam a maior realização do saneamento ambiental da América Latina.

“No Encontro das Universidades os enfoques são diversos e passam pelas questões da regulação, do modelo de negócio, das concessionárias de serviços públicos e de todos os organismos que estão atuando para promover universalização, eficiência técnica e eficácia social. Nosso objetivo é atrair não somente os professores, mas também alunos de graduação, mestrado e doutorado que têm vontade de debater capacitação e formação de profissionais”, garante Ester Feche, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp, coordenadora de Água e Esgoto da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a especialista, é preciso modernizar a maneira de conduzir a educação e a formação dos profissionais: “É necessário inovação na parte da formação profissional, de forma que atenda aos desafios que o setor tem enfrentado para conduzir uma gestão eficiente, para conseguir ter os melhores resultados dentro das organizações, para ter melhores modelos, que envolvem remunerar os serviços, e também para que os profissionais se sintam mais capazes e aptos, mais animados para conduzir a carreira dentro do saneamento e meio ambiente”, frisa Ester.

Sumantra Ray, professor da Universidade de Cambridge, um catedrático da medicina e nutrição, vai falar sobre temas que envolvem nutrição e também sobre a parceria da universidade com a sociedade civil em um programa implantado na Índia e que se multiplicou em vários países do mundo, capacitando mulheres a fazer preparos de alimentos de forma nutritiva e higiênica. Mas, além de palestras e painéis, serão realizadas dinâmicas inovadoras, como debates no Oxford Style, onde os membros do público atuam como jurados.

Diversas universidades já confirmaram presença: Universidade de Cambridge, ⁠Escola de Direito da Universidade de Lisboa; ⁠Escola de Engenharia da Universidade Lusófona, ⁠Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, ⁠Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ⁠Universidade de Concórdia do Canadá, ⁠Faculdade de Engenharia de Piracicaba, ⁠Universidade do Estado de Minas Gerais (Profinit), ⁠Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, ⁠Universidade Corporativa da Sabesp, ⁠Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, ⁠Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas e ⁠Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, entre outras.

Para inscrições para o Encontro Técnico, basta acessar: https://fenasan.com.br/

Serviço

35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024 “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”

Quando: de 22 a 24 de outubro de 2024

Onde: 35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024 – Expo Center Norte, em São Paulo, capital – Pavilhões Verde e Vermelho Expo Center Norte, em São Paulo/SP

DINO

Artigos recentes

Caravana da Criança atende a cerca de 2.500 mil estudantes

Projeto realiza oitava imersão da temporada 2024 nesta sexta-feira (20) na EC 1 do Paranoá,…

% dias atrás

AM Best Atribui Ratings de Crédito ao BTG Pactual Seguros S.A.

AM Best atribuiu um Financial Strength Rating de B++ (Bom) e um Rating de Crédito…

% dias atrás

Falta de médicos no interior não é só uma questão de salário

Estudiosos defendem que fatores como identificação com o local de trabalho podem pesar mais na…

% dias atrás

Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

A substituição da dose oral pela injetável no Brasil tem o aval da Câmara Técnica…

% dias atrás

Paraná tem participação fundamental para aumento da safra de feijão no País

Possibilidade de crescimento em 23 mil hectares na primeira safra de feijão paranaense, ainda que…

% dias atrás

Hora extra lidera litígios trabalhistas e requer atenção redobrada das empresas

Complexidade nos cálculos e divergências sobre compensação de horas levam trabalhadores a recorrer à Justiça…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade