Camila Cenci explica como harmonizar comida e vinho

Cada dia mais, o vinho passa a fazer parte da mesa dos brasileiros, tanto no dia a dia quanto em datas especiais. Prova disso, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) demonstrou que a bebida alcoólica, produzida a partir da fermentação do sumo da uva, ficou entre as opções de bebidas preferidas dos consumidores na Páscoa deste ano.

De acordo com o levantamento, realizado em fevereiro, mais de 40% do consumo previsto para a Páscoa de 2024 ficou dividido em vinho importado (14,4%), refrigerante (14,3%) e cerveja (14,3%). O balanço ainda mostra que suco (13,1%) e vinho nacional (11,9%) também constaram na lista de itens a serem mais buscados na celebração.

Segundo a empresária e especialista em liderança e inovação no setor de agronegócio Camila Cenci, há uma série de critérios que devem ser levados em conta na harmonização de comida e vinho, a começar pelo equilíbrio da intensidade entre a bebida e a comida: “A intensidade de sabor e corpo do vinho deve estar em equilíbrio com a intensidade do prato. O sabor do vinho deve ser igual ou mais pronunciado que o sabor da comida”.

Camila Cenci é sócia-fundadora de três empresas, incluindo uma vinícola em construção chamada Bodega Dom Valentin, localizada no Distrito Federal, e possui formação em gestão de pessoas e negócios. Além disso, é agrônoma, atua há mais de quatorze anos no agronegócio e possui qualificação na Wine & Spirit Education Trust (WSET).

De acordo com a especialista Camila Cenci, também é possível fazer a harmonização por semelhança ou contraste. Nesse caso, as harmonizações podem ser realizadas tanto por semelhança, quanto por contraste.

“Por semelhança, busca-se combinar características similares entre o vinho e o prato, como um vinho encorpado com um prato de textura igualmente cremosa”, explica Camila Cenci. “Por contraste, equilibram-se características opostas, como um vinho doce com um prato salgado ou picante”, complementa.

A agrônoma também destaca que a acidez do vinho combina bem com a gordura vegetal de um prato. Isso porque vinhos com alta acidez são indicados para pratos gordurosos como risotos e frituras ou que também contenham alta acidez, como saladas com vinagre na composição do molho.

“Já os taninos, presentes principalmente nos vinhos tintos, interagem bem com as proteínas e gordura animal, especialmente em carnes vermelhas”, afirma Camila Cenci.

Na visão da empresária, em harmonização com sobremesas e pratos doces, vale deixar que o vinho tenha um nível de doçura igual ou superior ao do prato, o que evita que a bebida pareça amarga em comparação com a doçura do alimento.

Quanto ao teor alcoólico, Camila Cenci alerta que o álcool do vinho pode aumentar a sensação de calor e picância nos pratos. “Pratos picantes, por exemplo, podem se tornar mais ardentes quando acompanhados de vinhos com alto teor alcoólico”, ressalta.

Combinações podem ser comuns ou inusitadas

Segundo Camila Cenci, é possível destacar alguns exemplos de harmonização de pratos com tipos específicos de vinho que vão dos mais comuns aos mais “sui generis” (inusitadas):

Mais comuns:

  1. Carne vermelha e vinho tinto encorpado. Exemplo: filé mignon ao molho Demi-glace com Cabernet Sauvignon ou Malbec;
  2. Frituras com Chardonnay ou espumante. Exemplo: camarão ao panko frito com Chardonnay;
  3. Risoto com cogumelos com Pinot Noir.

Harmonizações sui generis:

  1. Comida salgada e picante com vinho doce. Exemplo: queijos azuis com Sauternes;
  2. Patês e terrines com vinho laranja;
  3. Sushis e sashimis com vinhos espumantes Brut;
  4. Feijoada com vinhos espumantes Brut.

Para a especialista em liderança e inovação no setor de agronegócio, é importante ressaltar que quem escolhe o vinho é o seu convidado ou a sua preferência de paladar.

“Ou seja, não queira fazer uma pessoa que não gosta de vinhos brancos tomar vinho branco a todo custo porque é o que mais harmoniza com o prato que você vai servir”, aconselha Camila Cenci. “Cada pessoa possui preferências pessoais e uma sensibilidade diferente para acidez, taninos, aromas e sabores”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://camilacenci.com.br/

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Mandados por roubo e furto resultam em prisões em Ponta Grossa durante ações da PM

Polícia Militar de Ponta Grossa prende dois homens, ambos de 36 anos, em diferentes bairros,…

% dias atrás

Sábado será de sol entre nuvens em Ponta Grossa, sem previsão de chuva

Sábado em Ponta Grossa terá sol entre nuvens e céu nublado à noite, com mínima…

% dias atrás

Obituário: Notas de falecimento do Serviço Funerário Municipal de Ponta Grossa

As cerimônias de sepultamento acontecem em diferentes cemitérios da região, atendendo com respeito e dignidade…

% dias atrás

Veja o que a astrologia prevê para o seu signo neste sábado (3)

Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…

% dias atrás

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nesta sexta

% dias atrás

Millena Brandão, atriz do SBT, morre aos 11 anos após diagnóstico de tumor cerebral

Millena Brandão, atriz mirim do SBT, morre aos 11 anos em SP após diagnóstico de…

% dias atrás