Corrida contra o tempo: empresas buscam por talentos verdes

A busca por um futuro mais sustentável pode estar impulsionando uma revolução no mercado de trabalho. Um estudo recente do ManpowerGroup revelou que a criação de mais de 30 milhões de novos empregos verdes nos próximos anos exigirá muito mais do que apenas profissionais da área de energias renováveis. 

Segundo o relatório, a transformação verde está reconfigurando diversos setores da economia, desde a indústria automotiva até a construção civil, e criando um conjunto de habilidades demandadas pelas empresas. Enquanto as energias renováveis continuam sendo um pilar, a transição verde também está gerando oportunidades em áreas como economia circular e tecnologias limpas.

As pessoas no centro da mudança 

A pesquisa destaca ainda que as pessoas serão o motor da transição verde. Embora haja uma demanda por talentos com habilidades específicas, como engenheiros especializados em energias renováveis, a maioria dos novos empregos exigirá a requalificação de profissionais de diversas áreas. 

“A transição verde não é apenas sobre tecnologia, é sobre as pessoas”, afirma Polyana Macedo, Gerente Executiva de RPO no ManpowerGroup Brasil. “É preciso investir em programas de capacitação e desenvolvimento para os trabalhadores poderem acompanhar as mudanças e aproveitar as novas oportunidades.” 

Oportunidades e desafios 

Apesar do potencial de crescimento, a transição verde também apresenta desafios. A escassez de talentos com as habilidades necessárias, a dificuldade em criar programas de requalificação e a necessidade de identificar competências transferíveis são alguns dos obstáculos enfrentados pelos empregadores, conforme o estudo. 

No entanto, a pesquisa do ManpowerGroup também revela um grande entusiasmo por parte dos trabalhadores em relação ao futuro verde. A geração mais jovem, em particular, demonstra um forte interesse em trabalhar em organizações comprometidas com a sustentabilidade. 

O papel das empresas 

Para garantir o sucesso da transição verde, “as empresas precisam investir em seus colaboradores. Isso inclui promover a mobilidade interna e comunicar claramente os seus objetivos de sustentabilidade”, afirma Polyana Macedo. “Empregadores que investem em seus profissionais e criam um ambiente de trabalho inclusivo e inovador estarão mais bem posicionados para aproveitar as oportunidades da transição verde”, completa a gerente.

DINO

Artigos recentes

Tradu faz parceria com TradingView para levar as melhores ferramentas de gráficos e negociação a clientes internacionais

Tradu, a poderosa plataforma de negociação de múltiplos ativos, anunciou uma parceria estratégica com a…

% dias atrás

LG Electronics, KT Corporation e Vodafone se unem ao consórcio de patentes de IoT celular da Sisvel

A KT Corporation, a LG Electronics Inc. e a Vodafone Group Services Limited se tornaram…

% dias atrás

Mouser Electronics explora a inovação sustentável da rede inteligente na mais recente série de conteúdo

Mouser Electronics, Inc., o distribuidor internacional autorizado com os mais novos componentes eletrônicos e produtos…

% dias atrás

Homem armado entra em confronto com a PM e é morto na Vila Monte Carlo, Ponta Grossa

Homem armado morre em confronto com a PM na Vila Monte Carlo, Ponta Grossa. Ele…

% dias atrás

Delinea Designada Líder no Gartner® Magic Quadrant™ for Privileged Access Management de 2024

Delinea, pioneira em oferecer soluções para proteger identidades mediante autorização centralizada, anunciou hoje seu reconhecimento…

% dias atrás

Gatinha Vênus desaparece em Ponta Grossa; família busca ajuda para encontrá-la

Gatinha Vênus sumiu em Uvaranas, Ponta Grossa. Com chip, ela desapareceu por volta das 17h40.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade