Corrida contra o tempo: empresas buscam por talentos verdes

A busca por um futuro mais sustentável pode estar impulsionando uma revolução no mercado de trabalho. Um estudo recente do ManpowerGroup revelou que a criação de mais de 30 milhões de novos empregos verdes nos próximos anos exigirá muito mais do que apenas profissionais da área de energias renováveis. 

Segundo o relatório, a transformação verde está reconfigurando diversos setores da economia, desde a indústria automotiva até a construção civil, e criando um conjunto de habilidades demandadas pelas empresas. Enquanto as energias renováveis continuam sendo um pilar, a transição verde também está gerando oportunidades em áreas como economia circular e tecnologias limpas.

As pessoas no centro da mudança 

A pesquisa destaca ainda que as pessoas serão o motor da transição verde. Embora haja uma demanda por talentos com habilidades específicas, como engenheiros especializados em energias renováveis, a maioria dos novos empregos exigirá a requalificação de profissionais de diversas áreas. 

“A transição verde não é apenas sobre tecnologia, é sobre as pessoas”, afirma Polyana Macedo, Gerente Executiva de RPO no ManpowerGroup Brasil. “É preciso investir em programas de capacitação e desenvolvimento para os trabalhadores poderem acompanhar as mudanças e aproveitar as novas oportunidades.” 

Oportunidades e desafios 

Apesar do potencial de crescimento, a transição verde também apresenta desafios. A escassez de talentos com as habilidades necessárias, a dificuldade em criar programas de requalificação e a necessidade de identificar competências transferíveis são alguns dos obstáculos enfrentados pelos empregadores, conforme o estudo. 

No entanto, a pesquisa do ManpowerGroup também revela um grande entusiasmo por parte dos trabalhadores em relação ao futuro verde. A geração mais jovem, em particular, demonstra um forte interesse em trabalhar em organizações comprometidas com a sustentabilidade. 

O papel das empresas 

Para garantir o sucesso da transição verde, “as empresas precisam investir em seus colaboradores. Isso inclui promover a mobilidade interna e comunicar claramente os seus objetivos de sustentabilidade”, afirma Polyana Macedo. “Empregadores que investem em seus profissionais e criam um ambiente de trabalho inclusivo e inovador estarão mais bem posicionados para aproveitar as oportunidades da transição verde”, completa a gerente.

DINO

Artigos recentes

NetApp assina acordo de colaboração estratégica com AWS para otimizar os serviços de dados baseados na nuvem

O documento assinado com a AWS oferece desempenho e escalabilidade para cargas de trabalho de…

% dias atrás

Alexandre Pires e o grupo Só Pra Contrariar se apresentam em PG no próximo mês

O Portal BnT vai estar realizando o sorteio de ingressos para o show na próxima…

% dias atrás

Arena Radical traz diversão para São Paulo

Nos dias 21 e 22 de setembro, a Virada esportiva traz 30 horas ininterruptas de…

% dias atrás

Identificado homem que morreu em confronto policial em Castro

Confronto aconteceu na manhã desta quinta-feira durante uma operação policial. Na residência foi localizado uma…

% dias atrás

Prefeitura de PG fará investimento de R$28 mi para dar continuidade nas pavimentações

Prefeitura diz que os recursos serão aplicados em vários pontos da cidade, com início previsto…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade