Soja pode ser uma opção saudável e nutritiva

A soja é conhecida há mais de 5.000 anos no Oriente e segue instigando os cientistas a comprovarem sua importância como alimento auxiliar para uma vida mais saudável. Desde que chegou ao Ocidente, em meados do século 20, este grão que pertence à família das leguminosas tem sido utilizado como alimento para diferentes preparações.

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão responsável pela fiscalização e pelo controle dos grãos de soja comercializados no País. A Instrução Normativa nº 11/2007 assegura a qualidade do grão, baseada em análises microscópicas e microbiológicas, assim como garante a ausência de componentes que possam colocar em risco a saúde humana.

Além do grão, a soja está presente na composição de inúmeros produtos para consumo humano, a exemplo de sucos, bebidas vegetais, margarinas, óleos, farinhas, iogurte, queijo e muitos outros. “Por ser um alimento rico em proteína vegetal, também pode substituir a carne em algumas refeições ou ser uma opção de consumo sadio para vegetarianos e veganos”, destaca a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil.

A soja também é uma opção para indivíduos com alergias e intolerâncias alimentares, a exemplo da alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose – uma das desordens genéticas mais comuns no mundo. “A soja se destaca, ainda, por ser rica em lipídeos e fibras, que promovem a sensação de saciedade e contribuem para melhorar o trânsito intestinal”, destaca a nutricionista. O grão também é rico em vitaminas E e do complexo B, e possui cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Evidências científicas vêm comprovando que as isoflavonas da soja podem trazer benefícios no controle de doenças crônicas tais como câncer, diabetes e osteoporose. Esses compostos orgânicos naturais de origem vegetal também atuam como antioxidantes, reduzindo as taxas de LDL-colesterol no sangue e diminuindo o risco para doenças cardiovasculares. Cientistas demonstram, ainda, que as isoflavonas podem auxiliar para amenizar os sintomas da menopausa e ajudar a preservar a massa óssea.

Comprovações
Inúmeros estudos científicos publicados têm demonstrado como a soja e seus componentes podem colaborar para controle e prevenção de diferentes enfermidades. Por exemplo, um estudo avaliou o efeito da suplementação de isoflavonas de soja no estado metabólico em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica e revelou que as isoflavonas de soja podem reduzir significativamente o nível de triglicerídeos séricos, lipoproteína de baixa densidade (LDL-colesterol) e colesterol total.

Resultados preliminares também indicam que a ingestão dietética de isoflavonas derivadas da soja exerce efeitos benéficos na pele, incluindo defesa contra danos oxidantes, estimulação da síntese de colágeno e aumento da hidratação. Pesquisadores desenvolveram um ensaio prospectivo e concluíram que a suplementação dietética de proteína de soja com isoflavonas pode melhorar o fotoenvelhecimento da pele, incluindo rugas e despigmentação, além de aumentar a hidratação de alguns tipo de pele em mulheres na pós-menopausa.

Campanha
Lançado no Brasil em 1985, o alimento com extrato de soja Tonyu é enriquecido de vitaminas B6, B9, B12, D e zinco que auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, e é fonte de vitaminas B1, B3 e B5. Por ser adoçado com sucralose e ter apenas 37 calorias na embalagem longa vida de 200ml, o alimento também pode contribuir para a manutenção do peso. A Yakult utiliza extrato de soja retirado do próprio grão para a fabricação do produto.

Para estimular o consumo do alimento, a Yakult do Brasil realiza uma campanha direcionada para a venda domiciliar que começa dia 12 de agosto e segue até 21. Na aquisição de kit com 12 unidades do produto, o consumidor terá desconto de 11,10% e vai ganhar uma sacola de TNT. O Tonyu está disponível nos sabores laranja, uva, maçã e morango.

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 56 anos em 2024. Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.

DINO

Artigos recentes

Costas curvadas, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…

% dias atrás

Homem leva tiro em vila de Castro e equipes são mobilizadas

Caso aconteceu na tarde deste sábado (23) na Vila Operária. Tiro teria atingido a região…

% dias atrás

Indivíduos são presos por tráfico de crack em plena luz do dia na região central de PG

Dupla estava traficando entorpecentes na Rua Fernandes Pinheiro, próximo ao Terminal Central. Prisão aconteceu na…

% dias atrás

Time de futsal de Ponta Grossa conquista título do Paranaense sub-14

Ao longo da competição, a equipe disputou 13 partidas, alcançando 11 vitórias e dois empates,…

% dias atrás

Criança encontra cadáver em decomposição em zona rural de PG

Criança do grupo percebeu o cadáver ao descer um barranco, momento em que a situação…

% dias atrás

INSS paga folha de novembro a partir de segunda-feira

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade