Fintechs de crédito visam reforçar Open Finance, Drex e Pix

Com modelos de negócios historicamente centrados em disrupção, as fintechs de crédito seguem intensificando o uso de inovações financeiras com o objetivo de aprimorar suas ofertas de soluções e serviços. É o que aponta a mais recente edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital – ABCD e pela PwC Brasil. De acordo com o estudo, o open finance lidera as iniciativas que as empresas do setor pretendem fortalecer em suas operações (38%). 

Moeda digital do Banco Central, o Drex, cuja segunda fase de seu projeto-piloto já foi anunciada pela autoridade monetária, aparece em segundo lugar, com 28%. Previsto para 2025, o Drex possibilitará que os brasileiros realizem vários tipos de transações financeiras por meio de ativos digitais e contratos inteligentes de forma segura e eficiente. 

Já o PIX, sucesso desde o lançamento e em avanço contínuo – em junho do ano que vem  será lançada a modalidade automática do mecanismo -, surge na terceira posição entre as inovações financeiras que o setor de crédito digital projeta intensificar (25%) em suas ofertas. Batendo recordes frequentes no volume de transações realizadas em um só dia, o sistema de pagamentos instantâneos já é utilizado por 58% das fintechs de crédito.  

A pesquisa revela também que estão no radar das fintechs de crédito aumentar a aposta em soluções de interoperabilidade, microcrédito descentralizado, marketplace de ativos digitais e open insurance. 

“O apetite das fintechs por inovações, sejam elas tecnológicas ou financeiras, sempre  norteou os negócios do setor, que se estabeleceu em meio à transformação digital”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD. “Todas essas novidades têm sido fundamentais para a redução de riscos, diminuição do custo de capital e, sobretudo, para a evolução da experiência dos clientes, fator cada vez mais determinante para o segmento”, completa a executiva. 

A Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024 destaca ainda que as fintechs mantiveram o crescimento e expandiram sua atuação em 2023, concedendo R$ 21,1 bilhões em crédito, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Além disso, entre 2022 e 2023, as empresas do setor registraram crescimento de 79% no número de clientes pessoas físicas, chegando a 46,7 milhões no Brasil e cerca de 7 milhões no exterior. 

A pesquisa completa pode ser acessada em https://creditodigital.org.br/estudos/

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Veja imagens do acidente que tirou a vida de motorista na BR-376, em Ponta Grossa

Motorista morre após caminhão cair de ponte na BR-376, em Ponta Grossa. Acidente aconteceu no…

% dias atrás

PCPR de Piraí do Sul prende dois homens por violência doméstica com ameaças de morte

Dois homens foram presos em Piraí do Sul por violência doméstica; um deles ameaçou a…

% dias atrás

Varal das Mina e o Poder da Moda Sustentável são tema do Prosa com Mazer

Larissa e Rafa falam sobre moda consciente, sustentabilidade e o poder feminino no novo episódio…

% dias atrás

Polícia Civil prende condenado por porte ilegal de arma no Centro de Ponta Grossa

Polícia Civil prende homem de 25 anos no Centro de Ponta Grossa por porte de…

% dias atrás

Moradores das vilas Santa Paula II e Vila Isabel recebem títulos de propriedade em Tibagi

Famílias de Tibagi recebem títulos do Programa Moradia Legal no dia 24; evento marca conquista…

% dias atrás

Alunos do “Maestro da Bola” recebem uniformes em Castro

Mais de 100 alunos são beneficiados com treinos gratuitos de futsal. Eles receberam camiseta, mochila e squeeze.

% dias atrás