Uso de creatina pode ajudar a prevenir lesões esportivas

A creatina, um dos suplementos alimentares mais vendidos no Brasil, é conhecida por seus benefícios no desempenho físico e no aumento da massa muscular. As vantagens, porém, não param por aí: estudos científicos mostram que o uso do suplemento ajuda na recuperação e na prevenção de lesões esportivas.

A substância, que também é produzida pelo próprio corpo, promove um processo conhecido como hidratação intracelular, que aumenta a retenção de água dentro das células musculares. Essa hidratação, por sua vez, pode melhorar a elasticidade e a resistência dos tecidos musculares, como tendões e ligamentos, e reduzir o risco de lesões, principalmente durante exercícios mais intensos.

Outro efeito na prevenção de lesões são as propriedades anti-inflamatórias da creatina, que facilitam uma recuperação mais rápida dos músculos e também podem diminuir dores ou inflamações. Inclusive, por manter os músculos hidratados e nutridos, a creatina faz com que eles se tornem capazes de se recuperar mais rápido dos microtraumas causados pelos exercícios, o que reduz de forma importante o risco de se lesionar gravemente por conta do acúmulo de pequenas lesões.

“Esses aspectos mostram como a creatina é valiosa e pode contribuir para a redução do risco de lesões”, conta o ortopedista da Soldiers Nutrition, Dr. Wander Ama, que é especializado em trauma do esporte e medicina esportiva. “O aumento da força e da potência muscular proporcionada pelo suplemento pode levar a uma execução mais técnica e controlada dos exercícios, o que é fundamental para evitar a incidência de possíveis traumas”.

Creatina ajuda na recuperação de lesões já existentes

Além de evitar lesões, pesquisas mostram que a creatina pode tratar lesões que já existem por acelerar o processo de recuperação dos músculos. Isso acontece porque a substância aumenta a síntese de proteínas musculares, apoiando no tratamento das fibras que estão danificadas.

É isso que favorece a reparação de tecidos lesionados e proporciona a hipertrofia muscular, ou seja, mais força e potência para os músculos, que resulta na reconstrução e no aumento da massa muscular de forma mais rápida.

Por conta da sua capacidade antioxidante, a creatina combate e reduz o estresse oxidativo nos tecidos que, por sua vez, proporciona um ambiente mais favorável para a recuperação e reduz os riscos de agravamento das lesões. Essa particularidade também ajuda a diminuir a dor e o inchaço associados às lesões esportivas.

“A creatina pode ser um componente eficaz em um programa de reparação tecidual, pois oferece benefícios significativos para a reabilitação. É sempre recomendado, no entanto, que os atletas consultem profissionais de saúde ou nutricionistas esportivos antes de iniciar a suplementação de creatina para personalizar as doses e garantir a segurança e eficácia do tratamento”, conclui Dr. Wander Ama, médico ortopedista da Soldiers Nutrition.

DINO

Artigos recentes

Sanepar Alerta: Abastecimento pode ser afetado em vilas de PG até quinta-feira

A Sanepar avisa sobre baixa pressão e falta de água temporária em bairros de Ponta…

% dias atrás

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

% dias atrás

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

% dias atrás

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

O governo lançou o Plano Nacional de Igualdade Salarial, com orçamento de R$ 17 bilhões,…

% dias atrás

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

% dias atrás

Alerta Geada 2024: IDR-Paraná e Simepar divulgam último boletim da temporada

IDR-Paraná e Simepar encerram o serviço Alerta Geada 2024 com 120 boletins emitidos e sem…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade