Práticas de ESG aumentam entre empresas brasileiras

De acordo com o estudo anual Panorama ESG 2024, realizado pela Amcham Brasil e noticiado pela CNN, 7 em cada 10 empresas brasileiras já adotaram práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) no último ano. Ou seja, 71% das respondentes estão integradas a ações sustentáveis ligadas aos próprios negócios.

Além disso, a fidelização de clientes (53%) e as equipes de alta performance (50%) têm ganhado destaque no cenário interno das empresas, mostrando foco em ganho de produtividade por meio de pessoas e em investimentos relacionados à manutenção da base já existente, informa a pesquisa.

Para o cofundador da Zen Brindes, empresa especializada na confecção de brindes personalizados e sustentáveis, Erick Badanai, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade, com cada vez mais empresas entendendo seu papel na preservação dos recursos e na melhoria da sociedade.

“Isso mostra que a responsabilidade corporativa vai além da imagem e tem um impacto real na forma como as organizações estão lidando com questões ambientais, sociais e de governança.”

O levantamento aponta ainda que as perspectivas dos empresários indicam otimismo para o mercado brasileiro em 2024, 56% prevendo crescimento acima de 10%.

“A oferta de itens personalizados sustentáveis é uma estratégia para atuar no engajamento dos funcionários e no fortalecimento da cultura ESG dentro das empresas. Ao adotarem brindes ecológicos, por exemplo, as empresas não apenas reforçam seu compromisso com o meio ambiente, mas também inspiram seus colaboradores a adotarem práticas mais conscientes no dia a dia”, afirma o empresário.

Quanto aos fatores internos com maior potencial de impulsionar o crescimento, 43% das respondentes afirmam investir na customização de produtos e serviços, 42% na gestão de marca e reputação, mas apenas 29% no fortalecimento de ações ESG.

“A escolha por brindes sustentáveis e não descartáveis vai além de um simples presente corporativo. É uma forma de as empresas consolidarem seu posicionamento de responsabilidade social e ambiental”, avalia Badanai.

O empresário ressalta ainda que ao integrar esses itens ao cotidiano dos colaboradores, “as empresas não apenas fortalecem a cultura ESG, mas também incentivam uma mudança de mentalidade que pode beneficiar a sociedade como um todo”.

Para saber mais, basta acessar: https://zenbrindes.com.br/

DINO

Artigos recentes

Coopermiti alerta para descarte correto do lixo eletrônico

Cooperativa especializada em lixo eletrônico tira as dúvidas de como descartar corretamente

% dias atrás

Encontro debate soluções para negócios na Serra Gaúcha

Inédito Serra Summit também vem com o desafio de criar conexões para participantes, em novembro

% dias atrás

Magno Zanellato e Deltan Dallagnol declaram apoio à Elizabeth no segundo turno em PG

Acordo contou com a presença do candidato Dr. Magno, do ex-deputado Deltan Dallagnol, além dos…

% dias atrás

Vereador tenta pegar arma de policial militar durante confusão na região

O caso ocorreu em uma comemoração do vereador eleito, ao se eleger no último domingo…

% dias atrás

Prefeitura abre licitação para reformar e ampliar acessibilidade em dois terminais de PG

Executivo pretende reformar e adequar terminais coletivos, "levando em consideração projeto que forneçam acessibilidade a…

% dias atrás

Caixão de criança é encontrado abandonado próximo a cemitério na região

O objeto teria sido deixado no local por um veículo na noite anterior, segundo moradores…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade