Especialista explica casos de exclusão do Simples Nacional

Um empreendedor que tem um negócio de anos é surpreendido ao receber uma intimação da Receita Federal. Quando lê o documento, descobre que precisa regularizar sua situação para não ser excluído do Simples Nacional, sistema de tributação simplificado para empresas de micro ou pequeno porte. O caso, apesar de hipotético, pode acontecer com qualquer pessoa que descumprir as obrigações fiscais relacionadas ao seu negócio. 

Segundo Hudson Batista, especialista contábil do Contajá, há diversas situações que podem levar à exclusão do Simples Nacional. “Isso ocorre, em geral, quando a empresa não faz a entrega de declarações obrigatórias ou o pagamento de tributos devidos. A intimação também pode ser emitida quando há inconsistências nas informações prestadas em diferentes declarações ou divergências entre os dados fornecidos pela empresa e por terceiros, como fornecedores ou clientes”, diz Batista.

O objetivo da intimação é solicitar que a empresa regularize sua situação fiscal, fornecendo esclarecimentos ou quitando valores devidos. Em 2022, por exemplo, as 255 mil maiores empresas devedoras do Simples Nacional foram notificadas para regularizar um total de dívidas que chegava a R$ 11 bilhões

“Muitas empresas acabam recebendo o termo de exclusão porque não regularizaram a tempo as pendências notificadas em um termo de intimação anterior. Débitos com a Receita Federal, INSS, Estados ou Municípios podem resultar em exclusão, especialmente se a empresa não aderir a um programa de parcelamento”, explica Batista.

Um agravante, nesses casos, é que muitas empresas não possuem uma contabilidade que priorize o planejamento tributário, afirma o especialista. 

O que fazer ao receber uma intimação da Receita Federal

“Se sua empresa recebeu um termo de exclusão ou está em situação irregular, busque imediatamente a orientação de uma assessoria contábil especializada para auxiliar em todo o processo. Após o recebimento do termo, é crucial agir dentro do prazo de 30 dias para efetuar a regularização”, orienta Batista.

Ele ressalta que existe a possibilidade de prevenir a exclusão da empresa ou mesmo de recuperar a condição de Simples Nacional no mesmo ano em que o negócio foi desenquadrado do sistema tributário, desde que cumpridos os prazos. 

Batista menciona que uma empresa em situação irregular também enfrenta outros tipos de problemas, além de precisar pagar juros e multas. Entre eles, estão a dificuldade em obter financiamentos, participar de processos licitatórios e captar investimento.

“Nesse sentido, a regularização não apenas assegura a conformidade fiscal, mas também desempenha um papel crucial na viabilização de oportunidades e na otimização dos recursos disponíveis para o crescimento sustentável da empresa”, resume. 

Para saber mais, basta acessar: https://contaja.com.br/?utm_source=Dino&utm_medium=Backlink&utm_campaign=Dino&utm_term=+Texto+17+-+Especialista+explica+casos+de+exclus%C3%A3o+do+Simples+Nacional

DINO

Artigos recentes

Ponta Grossa é destaque em concurso Entre Caminhos do Paraná do Sesc PR

Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…

% dias atrás

Governo fará bloqueio de cerca de R$5 bilhões no orçamento, diz Haddad

Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…

% dias atrás

Programa ‘Mercado de Rua’ é sancionado em Carambeí

Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos

% dias atrás

Autor de homicídio em confraternização é condenado a 24 anos de prisão

O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…

% dias atrás

Casal é preso por tráfico e posse ilegal de arma em PG

a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…

% dias atrás

Natal Encantado da ACIPG terá Papai Noel de helicóptero e iluminação especial neste sábado

Serão mais de 12 horas de atividades, incluindo apresentações culturais, uma feira de artesanato e…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade