De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um aumento nominal de 15,8% no primeiro semestre de 2024, chegando a um faturamento de mais de R$ 121 bilhões, ante R$ 105 bilhões no mesmo período de 2023. Saúde, Beleza e Bem-Estar (21,7%), Alimentação – Food Service (16,4%) e Casa e Construção (15,1%) foram os segmentos que mais cresceram no período.
Para Guilherme Reitz, CEO da plataforma de gestão de negócios Yungas, a expansão do setor pode se tornar ainda maior com o uso da inteligência artificial. Ele explica que essa tecnologia pode não apenas aumentar a eficiência das operações, mas também oferecer um suporte estratégico que pode ser decisivo para o crescimento e a competitividade das redes de franquias.
“Uma das principais utilizações da IA no setor de franquias é na análise de dados e performance. Isso permite que as redes coletem, analisem e interpretem grandes volumes de informações, sendo possível monitorar o desempenho das unidades de forma mais precisa, identificar padrões de sucesso e tomar decisões embasadas em dados concretos”, pontua o empresário.
Uma pesquisa realizada pela McKinsey, e publicada pela CNN Brasil, aponta que 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia em 2024. O número mostra um avanço significativo se comparado aos 55% registrados no ano anterior. “A IA está sendo amplamente utilizada na personalização de marketing. Por meio do entendimento do comportamento dos consumidores, é possível criar campanhas mais direcionadas e personalizadas, aumentando a taxa de conversão e engajamento do público”, diz Reitz.
“No âmbito operacional, a IA auxilia na automação de processos, como a gestão de inventário, o atendimento ao cliente via chatbots e o agendamento de pedidos, o que pode reduzir custos e melhorar a eficiência”, avalia o empresário.
Em meio a cada vez mais investimento das companhias no desenvolvimento dessa tecnologia, 65% das empresas dizem ter ampliado seus orçamentos para a implementação da inteligência artificial em suas operações. É o que aponta um estudo realizado pela Randstad, noticiado também pela CNN Brasil.
“Franqueadores e franqueados podem utilizar ferramentas de Inteligência Artificial de diferentes maneiras para otimizar suas operações e estratégias. Os franqueadores podem usar a IA para melhorar suas estratégias de expansão, identificando os locais ideais para abrir novas unidades e monitorar o desempenho da rede de forma mais eficiente. Já os franqueados podem automatizar processos internos, como a gestão de estoque, otimizar o atendimento ao cliente com o uso de chatbots que funcionam 24/7, e utilizar dados para ajustar suas estratégias de vendas e marketing local”, explica o CEO.
Dados da ABF apontam ainda uma variação positiva nas operações de franchising no País. Apenas no segundo trimestre de 2024, o setor registrou um acréscimo de 4.273 operações, totalizando 193.151. De acordo com a base pesquisada, foram abertas 4,3% mais franquias e encerradas 1,6%, com saldo positivo de 2,7%.
O CEO da Yungas ressalta que o mercado do franchising ainda é muito tradicional no uso de IA, mas que é imprescindível acompanhar essas mudanças e olhar para a inovação dentro do seu modelo de negócio. “Dessa forma, a IA torna-se uma ferramenta poderosa tanto para a expansão e suporte dos franqueadores quanto para a operação eficaz e lucrativa dos franqueados.”
Para saber mais, basta acessar: https://yungas.com.br/
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade