Em um cenário em que a inovação tecnológica é necessária para a modernização da administração pública e tributária, a startup IBTM tem criado soluções para ensinar a função socioeconômica dos tributos e contribuir para o aprimoramento de administrações tributárias.
O Game Levy, um sistema computacional com aplicativo educacional, utiliza gamificação para ensinar conceitos tributários. Em fase beta, ele oferecerá 10 personagens que retratam a inclusão social e a proteção animal, trilhas de conhecimento com videoaulas em 2D, resumos, quizzes, avaliações e recompensas, como pontuação extra nas disciplinas de português e matemática (a depender da política da instituição de ensino parceira da startup), um total de 7 selos (Cidadania Informativa, Participativa, Interativa, Consciente, Fiscal, Cultural, ESG e Animadora) e rankings.
Além disso, haverá recompensas em uma moeda digital chamada “Tupi”, concursos de frases e imagens para carnês do IPTU, IPTU premiado, sorteios de prêmios como bolsas de pesquisa para professores que incentivarem o uso do aplicativo e para usuários, jogos e gamificações sobre pagamento de tributos e ações ambientais, incluindo energias renováveis, como solar, eólica e hidrogênio verde, espaço para diálogo entre autoridades fiscais e contribuintes, e meios para o controle social.
Outro avanço é o Chatbot Lila, que, por meio de IA, contribuirá para a comunicação entre governos e a população, promovendo uma administração tributária mais transparente. Ele fornecerá suporte sobre tributos, instruções para o contribuinte se defender de cobranças indevidas, orientações para a concessão de determinados tipos de benefícios fiscais, meios de pagamento e informações sobre políticas públicas.
Todos os conteúdos do Game Levy foram submetidos a criteriosas avaliações com cerca de mil colaboradores, entre os quais docentes e discentes de instituições públicas e privadas, tributaristas, advogados, contadores, economistas, especialistas em ESG, ODS, smart cities, psicopedagogos, psicólogos e gestores públicos e privados.
Destinado a alunos a partir da 6ª série do ensino fundamental, ensino médio, universitários, servidores públicos, funcionários, colaboradores e stakeholders, o objetivo do Game Levy é facilitar a compreensão da função socioeconômica dos tributos e engajar diversas faixas etárias. Com reformas tributárias em andamento, o aplicativo é importante para preparar os cidadãos para novas exigências fiscais.
O Game Levy tem recebido apoio significativo, como o do município de Maragogi/AL, que o personalizou para promover educação fiscal, de forma conectada à sua cultura local. O município de Maceió também manifestou interesse, por meio da Procuradoria Fiscal, Controladoria e Secretaria de Economia. A startup IBTM apresentou esse projeto, para fins de fomento, a instituições vinculadas ao Itaú, à Caixa Econômica Federal e outras instituições sob a orientação do SENAI de Alagoas.
Esse projeto é fruto das pesquisas acadêmicas no mestrado e no doutorado da fundadora do IBTM, Roseli Matias, e já conquistou o 1º lugar na categoria de Gestão Pública da InovAtiva Brasil 2024.2 (1ª fase) e o 1º lugar na Premiação Nacional de Educação Fiscal pela FEBRAFITE em 2023, evidenciando sua importância. A versão beta está prevista para 2024.
Além disso, a startup segue com projeto de Chatbot em saúde mental, em parceria com o Laboratório de Ciência dos Dados Aplicados a Cidades Inteligentes (Orion) e o Laboratório de Investigação em Cognição e Comportamento Social (LAICOS) da Universidade Federal de Alagoas. Utilizando IA Generativa, o objetivo é fornecer suporte em saúde mental e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esse projeto foi submetido a edital do CNPq.
A startup também trabalha em projetos de regularização tributária e orçamento participativo, e mantém associação com a Câmara Brasileira do Livro, garantindo a integridade e a transparência de publicações digitais e físicas registradas em blockchain. Além disso, integra o Diretório de Instituições do CNPq, participa do Pacto Global da ONU e do UN Forward Faster, consolidando seu compromisso com os 17 ODS e com os princípios ESG.
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade