A inteligência artificial (IA) está remodelando diversos aspectos da vida cotidiana e com o ensino superior em medicina não é diferente. Nesse contexto, diversas instituições responsáveis pela formação médica espalhadas pelo país vêm estabelecendo novos parâmetros no sentido de preparar os alunos para um mercado cada vez mais desafiador.
Gradativamente, o que se vê são adequações de grades curriculares e um planejamento que envolve a dinamização no uso de sistemas e softwares que prometem facilitar a prática clínica de forma segura e eficiente, porém sem substituir a atividade humana. Deste modo, a integração de conceitos de computação e programação no currículo médico se torna crucial.
Sistemas computadorizados de apoio à atividade médica já existem há décadas, contudo, o que há na atualidade é o aumento na velocidade de processamento e armazenamento da informação desses recursos que a IA permite aplicar na saúde.
Segundo o pesquisador Luiz Carlos Lobo, em artigo publicado na Revista Acadêmica do Centro Universitário Sumaré, “as universidades de medicina terão de disponibilizar cursos modulares de acesso livre como meio para a validação dos conhecimentos, realizar uma sistematização dos conhecimentos e das proficiências essenciais para conceder ao aluno sua licença como médico profissional, junto ao desenvolvimento de novos conhecimentos e pesquisas”.
Inovações na aprendizagem
Cursos com propostas inovadoras estão mais propensos a incorporar mudanças no processo de aprendizagem. Em Aracaju, por exemplo, a Universidade Tiradentes (Unit) incluiu novas ferramentas tecnológicas no currículo médico em diferentes etapas da graduação.
“Entre as ferramentas utilizadas destacamos o uso da Inteligência Artificial nas disciplinas que abordam os temas inerentes às Habilidades/Profissionais em TICs em saúde, Habilidades Profissionais Clínicas e Cirúrgicas, pois, o emprego dessas ferramentas em ambiente pré-clínico e em situações de simulação pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio clínico diagnóstico na tomada de decisões, sejam elas clínicas ou cirúrgicas. Além disso, durante as 12 etapas do curso está programada a realização de seminários, congressos e minicursos, com profissionais da área de IA na saúde, fato que permitirá interação prática entre eles e nossos discentes”, explica o coordenador do curso de Medicina da Unit, professor Dalmo Correia Filho.
Desafios
Diante do avanço do uso da inteligência artificial, outra perspectiva surge entre os discentes que incorporam também ferramentas à rotina de estudos, como ChatGPT e Gemini. Em pesquisa recente sobre Inteligência Artificial na Educação Superior, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em parceria com a Educa Insights, cerca de 80% dos entrevistados declararam conhecer as tecnologias.
O levantamento apontou ainda que 29% dos entrevistados utilizam as ferramentas nos estudos diariamente e 42%, semanalmente, totalizando 71% que usam a IA com frequência. A pesquisa foi submetida a 300 estudantes universitários que ingressaram na faculdade entre o fim de 2023 e início de 2024 e com alunos que têm interesse em uma graduação particular, com idade entre 17 e 50 anos, das cinco regiões do país. Quanto ao comparativo no período de 2023 e 2024 daqueles que fazem uso frequente de IA na vida acadêmica, constatou-se um aumento de 18 pontos percentuais, apontado em 53% e 71%, respectivamente.
Nesse aspecto, o professor Dalmo Filho faz uma ressalva que o processo de incorporação contínua de conhecimento deve fazer parte do planejamento das instituições. “A busca por oferecer as melhores práticas de ensino inclui cursos de capacitação continuada para docentes, incluindo a utilização de novas ferramentas da IA, igualmente a implementação de infraestrutura de laboratórios com acesso a plataformas de aprendizado que permitam o ensino sobre IA. Vale ressaltar que essa abordagem de ensino envolve questões éticas e de responsabilidade de qualquer plataforma de IA (Gemini, Chat GPT etc.) por se tratar de ferramentas generativas de conhecimento e não formativas, o que quer dizer que os alunos devem ter conhecimento do que vão solicitar a essas plataformas e não utilizá-las para fazer o contrário”, afirmou.
Ainda neste âmbito, a MIT Technology Review Brasil, maior plataforma de conteúdo de inovação e tecnologia do mundo, traz a percepção de centros universitários de excelência: as escolas de Medicina de Harvard e Oxford.
Em Harvard, a faculdade incentiva o uso no formato de “experimentação responsável” para que os estudantes tenham um envolvimento que leve a uma compreensão mais profunda, alimentando o ChatGPT com tarefas de seus cursos e observando o que é produzido.
A utilização de forma ética de dispositivos IA também é uma preocupação na Escola de Medicina de Oxford, onde a partir do terceiro ano os estudantes têm livre escolha entre uma série de opções avançadas de disciplinas, nas quais o assunto pode ser abordado.
Capacitação médica
Além dos processos inerentes à vida acadêmica, a Inteligência Artificial abrange também o profissional médico. Com isso, diversas instituições despontam ofertando cursos que capacitam esse público.
Recentemente a Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, lançou em parceria com a Microsoft o programa “Inteligência Artificial na Medicina”. O projeto, concebido sob o conceito de educação continuada, disponibiliza cursos e recursos de apoio, capacitando-os a adotar e integrar com confiança a IA em sua prática clínica, desde o atendimento médico até o diagnóstico.
“A inteligência artificial está alterando a prática médica de forma significativa”, comenta Denis Del Bianco, VP de Educação Continuada e Inovação da Afya. “São ferramentas que melhoram a precisão dos diagnósticos, personalizam tratamentos, facilitam o monitoramento remoto dos pacientes e automatizam tarefas administrativas. Isso tudo tem o potencial de aumentar a produtividade dos médicos, melhorar a qualidade do atendimento médico e a experiência do paciente, além de reduzir o estresse e burnout dos profissionais”, complementa.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade