IA na TI impulsiona avanços tecnológicos

Ao longo dos últimos anos, o setor de Tecnologia da Informação (TI) tem passado por mudanças significativas. Entre todas essas transformações, uma de grande impacto é a revolução trazida pela inteligência artificial (IA). A IA, antes vista como uma promessa distante, agora é uma realidade que está impactando profundamente as operações diárias no setor, apresentando tanto oportunidades quanto desafios significativos.

Quanto aos desafios, Aline Borges, especialista em processamento de dados, explica: “Quando falamos em TI e IA no mundo em que estamos inseridos, as principais questões se relacionam com cibersegurança, privacidade de dados, transformação digital, sustentabilidade e conformidade com regulamentações”.

A análise avançada de IA ajuda gestores de TI a tomar decisões informadas, identificando tendências, oportunidades de mercado e áreas de melhoria, possibilitando uma gestão mais estratégica e alinhada com os objetivos de negócios. No entanto, a implementação da IA também traz preocupações com a segurança e a privacidade dos dados, já que sistemas de IA podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos, e a coleta massiva de dados levanta questões éticas sobre a privacidade dos usuários.

Contudo, numa pesquisa recente feita com mais de 100 líderes de tecnologia pelo mundo, a Egon Zehnder, em parceria com a Kearney, ouviu que eles veem a IA mais como oportunidade que um risco, mas sentem que o caminho para o sucesso ainda não está claro. Usada para o bem, ela oferece infinitas soluções possíveis para muitos problemas que enfrentamos hoje. O aumento da eficiência é uma das principais oportunidades identificadas por 75% deles, o que pode levar a uma redução de custos e a uma melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

“Acredito em fortes impactos na detecção de fraudes, experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de software, garantia de um excelente quality assurance, bem como no suporte a tomadas de decisão. Esses pontos com certeza fortalecerão o aumento da produtividade nas empresas e, consequentemente, o aumento dos resultados em novos projetos e produtos”, pontua Aline.

Além disso, a IA pode ajudar na tomada de decisões mais eficazes e na gestão de riscos, o que pode ser especialmente útil em setores como finanças e saúde.

Outro ponto de destaque é a melhora na experiência do usuário por meio de chatbots e assistentes virtuais que fornecem suporte técnico 24/7, personalizando interfaces e recomendações de acordo com as preferências e comportamentos dos usuários.

DINO

Artigos recentes

Mercado global de carros clássicos cresce 8,7% até 2028

Crescimento é impulsionado pela valorização cultural e nostálgica desses veículos, além do seu potencial de…

% dias atrás

Iniciativa das Religiões Unidas repudia caso de estupro cometido por ‘Pai de Santo’ em PG

“Esse crime não reflete as práticas ou valores das religiões, que jamais justificam abusos ou…

% dias atrás

Festa de Flores e Morangos atrai 80 mil visitantes

A 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia está chegando ao fim e até…

% dias atrás

Homem morto em confronto com a PM era suspeito de roubo em Ponta Grossa

Ricardo Verli Camargo já era conhecido do meio policial, diz delegado da PCPR

% dias atrás

Aulão gratuito para o Enem com transmissão ao vivo no Brasil

AZ Festival contará com a participação de professores especializados, além de um dos maiores edutubers…

% dias atrás

Confronto termina em óbito na Vila Borato em PG

Situação foi registrada na manhã desta sexta-feira.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade