Allonda assina contrato do DNIT para dragagem no Rio Solimões

Grupo Allonda, especializado em oferecer soluções sustentáveis para a indústria e para o setor de infraestrutura, está com um novo projeto junto ao Governo Federal, o Plano de Dragagem de Manutenção Aquaviária e Sinalização Náutica do Rio Solimões. Com a ação, a empresa atua com alta tecnologia para aprimorar a infraestrutura local, contribuir para o atendimento às populações e para a conservação do meio ambiente, assim trabalhando para o enfrentamento das secas que têm atingido toda a região. 

Com as obras que iniciam no último bimestre de 2024 junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Allonda estará no plano de trabalho da dragagem em campanhas anuais, por um período de cinco anos. Além disso, vai operar com a sinalização náutica, aprimorando a segurança e manutenção da navegabilidade, e no abastecimento aos municípios da região.  

Para isso, a empresa atua, desde o início, com a análise multidisciplinar para viabilidade socioeconômica e ambiental do projeto. “Esse trabalho conta com o uso de novas tecnologias na engenharia, que proporcionam a redução de ruídos e consumo combustível no processo, além de trazer o menor impacto socioambiental na comunidade e da vida fluvial”, esclarece Fabio Paião, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Allonda.  

Como explica Erick Moura de Medeiros, diretor do DNIT, a dragagem do Rio Solimões é uma obra essencial para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, que permite a continuidade do transporte fluvial e apoia as comunidades locais e a economia regional. “Nossa parceria com as empresas contratadas reforça o compromisso com a infraestrutura verde, garantindo que, além de segura, a navegação na Amazônia seja ambientalmente responsável e tecnicamente avançada”, comenta. 

A ação de dragagem faz parte de um conjunto de medidas interministeriais voltado para enfrentar a grave crise climática na Região Norte do País, que ultimamente tem sido abalado por uma grande seca. O Rio Solimões, por exemplo, tem enfrentado a pior estiagem dos últimos 42 anos, chegando ao menor nível da história na região de Tabatinga, como aponta o relatório divulgado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB). Com um investimento total de R$ 500 milhões, o pacote do governo busca manter a navegabilidade dos rios amazônicos, combater os incêndios florestais e demais danos ao meio ambiente.  

Atuação na região 

No escopo do trabalho com o Governo Federal, está o trecho entre as cidades de Manaus e Itacoatiara, Benjamim Constant e Tabatinga, assim como Benjamim Constant e São Paulo de Olivença. Nesse trabalho, a Allonda, que é referência na área de dragagem e gestão de recursos ambientais no Brasil e América Latina, aporta com alta tecnologia nos equipamentos para a execução e controle do processo de dragagem com batimetria, procedimento que também envolve o estudo da região e as técnicas mais indicadas para o local. 

“A atuação junto ao Governo Federal mostra a relevância da Allonda como player importante no mercado de engenharia de dragagem e infraestrutura de hidrovias, reforçando nosso compromisso evoluir e levar as soluções mais sustentáveis e eficazes para o setor”, acrescenta Daniel Barreto, Diretor Executivo de Operações da companhia. 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade