Como alugar máquinas com segurança e eliminar pontos falhos

No mercado de locação de equipamentos, a eficiência na gestão dos contratos é fundamental para garantir segurança, controle e sucesso operacional. Diagnósticos de campo levantados pela Sisloc Softwares de Gestão, que semanalmente realiza visitas presenciais em locadoras de vários estados brasileiros, apontam para a necessidade de melhorar a clareza, a consistência e a transparência das cláusulas contratuais. Caso contrário, o locador pode perder o controle e expor a empresa a riscos.

Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor-executivo da Sisloc Softwares de Gestão, identifica uma série de fatores que comprometem a segurança na gestão das locadoras de máquinas como um todo, especialmente nas de pequeno porte. “Nas visitas que fazemos a essas empresas, detectamos várias deficiências que comprometem seu desempenho”, conta.

Uma delas é a dependência de processos manuais e planilhas descentralizadas que podem resultar em erros humanos, perda de documentos e falta de visibilidade sobre o status dos contratos. “As falhas de comunicação entre departamentos internos e com os locatários também podem desencadear mal-entendidos, atrasos na renovação ou encerramento dos contratos, e não-conformidades com as condições acordadas”, observa Leo.

A falta de um monitoramento sistemático e adequado dos prazos de pagamento, renovação e devolução dos equipamentos também pode levar a penalidades contratuais, segundo Leo, além de perda de receitas e desgaste na relação com os clientes. “Outro ponto importante: cláusulas contratuais mal redigidas ou incompletas podem terminar em disputas legais e processos judiciais, resultando em custos elevados e danos à reputação dos envolvidos, condição que qualquer empresa deve evitar no ambiente de bons negócios”, reitera Leo.

Riscos financeiros e operacionais

De acordo com Leo, eventuais atrasos ou inadimplência nos pagamentos por parte dos locatários afetam o fluxo de caixa e ocasionam perdas financeiras significativas. Soma-se a isso a falta de controle sobre os custos de manutenção e substituição dos equipamentos, que impacta negativamente nos lucros. “Equipamentos não retornados ou danificados exigem gastos imprevistos com reparos ou substituições, afetando a capacidade de atender outros clientes”, alerta Leo.

Segundo o diretor da Sisloc, o risco de conformidade, por não cumprir com as regulamentações locais e nacionais relacionadas à locação e uso de determinados equipamentos também resulta em multas, sanções e danos à reputação da empresa. Máquinas alugadas que não passam por inspeções regulares chegam a representar riscos de segurança para os usuários, resultando em acidentes e possíveis ações legais contra a empresa.

“A mitigação desses riscos deve ser feita com a adoção de tecnologias avançadas e práticas de gestão robustas. Para automatização de contratos, por exemplo, o caminho é implantar sistemas que garantam a padronização e a conformidade contratual da locadora, minimizando erros e ambiguidades. Plataformas integradas como o Sisloc centralizam todas as informações dos contratos, facilitando o monitoramento e a gestão eficiente dos prazos e condições contratuais”, informa Leo.

Entre outros pontos, o sistema faz o monitoramento de prazos e condições, com ferramentas que alertam sobre vencimentos e necessidades de renovação, ajudando a manter o controle sobre os prazos, evitando penalidades e perdas financeiras.

A Sisloc fornece o software para empresas de locação que está entre os mais utilizados nesse setor, presente em mais de 1.000 locadoras por todo o território nacional. De acordo com a empresa, o sistema proporciona o controle de todos os processos em um único lugar. Além do Sisloc ERP, também possui soluções para Omnichannel, Gestão à vista, e-commerce, CRM de Vendas, Gestão de Logística, Gestão de Manutenção e Incloud.

Além de fornecer solução específica para locadoras de todos os portes e tamanhos, há 33 anos a Sisloc se dedica a entender as necessidades dos diferentes tipos de empresas desse segmento existentes no país, trazendo para o software as melhores práticas de gestão presentes no mercado de locação. “Nosso atendimento é totalmente personalizado, fazemos questão de acompanhar cada um dos clientes, entendendo as necessidades e ajudando-os a crescer cada vez mais”, destaca Leo.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade