Dia do Ovo: Boehringer destaca ciência na alimentação

Em 11 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Ovo. A data, comemorada anualmente, foi criada pela International Egg Commission (IEC), do Reino Unido, com o objetivo de estimular o debate sobre a importância do ovo para a dieta global, suas principais qualidades nutritivas e exaltar sua popularidade em todo o mundo. Aproveitando a ocasião, a Boehringer Ingelheim faz um alerta sobre a importância da medicação para a garantia da saúde e o bem-estar não somente do animal, mas também do ser humano, evitando a transmissão de zoonoses, como a salmonelose. 

No Brasil, o ovo possui um papel fundamental para a economia e a alimentação. Segundo dados do mais recente relatório anual da ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, divulgado em 2023, são consumidos 52 bilhões de unidades deste produto por ano, o que representa um valor bruto de R$ 20,2 bilhões. Essa produção coloca o Brasil como o quinto maior produtor do mundo. “Dada sua relevância em múltiplos setores da sociedade, é fundamental que os profissionais da saúde consigam garantir que as aves tenham uma vida digna e saudável, assegurando que o alimento seja de qualidade para a população em escala global, visto que exportamos nossos ovos para 89 países”, explica Abilio Alessandri, diretor da unidade de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses no mundo, e mais de 60% das doenças infecciosas humanas têm origem em animais, sendo a salmonelose a mais prevalente por meio dos ovos. “A saúde hoje é integrada, não existe uma barreira entre humanos e animais, e, por isso, precisamos garantir a segurança de todos dentro deste ecossistema”, complementa o executivo. 

Com os avanços tecnológicos na medicina, está se tornando mais fácil e democrático controlar essas patologias, por meio da vacinação correta. Hoje, por exemplo, já é possível encontrar no mercado vacinas trivalentes que garantem imunidade de longa duração e maior abrangência de defesa, protegendo o animal de diversas cepas, como nos casos das doenças de Marek, Gumboro e Newcastle. “Datas como o Dia do Ovo são fundamentais para expandir o canal de conversa e transmitir as novidades do setor a um público abrangente. É fundamental que consigamos, cada vez mais, investir em inovação, vigilância no campo, e, principalmente, na educação da sociedade como um todo, pois só assim conseguiremos ver a incidência de zoonoses finalmente abaixar”, conclui Alessandri. 

DINO

Artigos recentes

Polícia Civil de Castro prende homem condenado por porte ilegal de arma de fogo

Polícia Civil de Castro prendeu homem condenado por porte ilegal de arma de fogo na…

% dias atrás

ACIPG promove evento sobre EUDR e oportunidades de exportação agro ao mercado europeu

ACIPG promove evento sobre EUDR em 19/11 para discutir desafios e oportunidades de exportação agroindustrial…

% dias atrás

Vídeo: Farmácia é alvo de assalto em bairro de Ponta Grossa

Farmácia no Parque dos Pinheiros, Ponta Grossa, é assaltada. Suspeito fugiu a pé após roubar…

% dias atrás

Prefeitura de Ponta Grossa realiza campanha Outubro Rosa com agentes de trânsito e Guardas Municipais

Prefeitura de Ponta Grossa promove ação no Terminal Central pelo Outubro Rosa, com orientações sobre…

% dias atrás

Elisangela Pedroso (PL) destaca campanha vitoriosa em Carambeí e fala sobre projetos

Na entrevista, Elisangela destaca o bom trabalho que fez nos últimos quatro anos, onde Carambeí…

% dias atrás

Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto

O ministro Flávio Dino manteve a suspensão das emendas RP8 e RP9, exigindo maior transparência…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade