O incentivo às pequenas agroindústrias e à cultura regional colabora para a geração de emprego e renda no meio rural. O assunto foi discutido na noite de sexta-feira (25), na abertura do 6º Inverno Gastronômico, em Pitanga, na região Central do Estado, Centro de Eventos do Lago.
Com expectativa de receber aproximadamente 5 mil pessoas, o evento segue até o domingo (27) com extensa programação para divulgar as agroindústrias da região. Artesãos, restaurantes e produtores da região estão comercializando seus produtos e ampliando o potencial de mercado. O público também pode acompanhar apresentações artísticas.
O evento faz parte do Projeto Estação Gastronômica, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), que colabora na organização de festivais sazonais em todas as regiões do estado. Assim, incentiva a turismo rural, a agroindústria local e a cultura paranaense.
Na abertura, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que o Paraná é um excelente produtor de comida. “Esse é o nosso negócio verdadeiro. Estamos evoluindo e inovando. Quando a gente mistura comida com turismo, dá certo. É uma forma de valorização da produção local, de dar oportunidade às famílias e colher resultados”.
ASSISTÊNCIA
“É uma satisfação trazer mais uma vez esse evento para a região, que acolheu o projeto com grande carinho e admiração. Em nome do programa de Turismo Rural, só tenho a agradecer, porque isso foi feito com muitas mãos”, disse a coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, Terezinha Freire. “Os eventos começaram com o Inverno Gastronômico em Laranjeiras do Sul, em 2015, e hoje conseguimos fazer todas as estações, Primavera, Verão, Outono, em todas as regiões”.
O gerente regional do IDR-Paraná em Guarapuava, Bruno Krevoruczka, agradeceu a equipe envolvida na organização, além de prefeituras, empreendedores e instituições parceiras. “A gastronomia agrega valor aos produtos da nossa economia rural. Isso gera renda, gera valor para o agro do estado. Esse é o propósito desse evento”, disse. A próxima edição vai acontecem em Manoel Ribas.
DIVERSIDADE
Entre as receitas desta edição, estão a Chuleta Pitanguense (Guarapuava), Costelinha Suína na Parrilla (Mato Rico); Borsch com mandioca frita (Turvo), Caldos Pousada São José (Manoel Ribas), Queijos e Aconchego – Fondue (Nova Tebas), Costela Defumada ao creme de mandioquinha e crumble (Guaratuba), Costela no varal (Turvo), Virado Sete Camadas (Pitanga), Costelinha do Bruxo (Roncador), Linguiça Artesanal com mandioca (São Jerônimo da Serra), Ravioli Colonial (Guarapuava) e Filé Suíno à parmegiana contemporâneo (Londrina). Também há doces, cervejas artesanais de Guarapuava, São João do Ivaí e Ponta Grossa; sucos de Laranjeiras do Sul, vinhos de Marialva, café de Ivaiporã, artesanatos, flores e outros produtos da agroindústria familiar.
Para os expositores, o festival possibilitou ampliar o público. Kedma Teixeira, proprietária de uma queijaria em Nova Tebas, avalia que expandiu a própria marca. Hoje, ela tem o registro SIM (Sistema de Inspeção Municipal). Mas, em breve, quer fazer parte do Susaf/PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e Pequeno Porte) e ampliar a comercialização para todo o território estadual. Ela também destaca o apoio do Instituto para a formalização da agroindústria. “Os técnicos me ajudaram e me ajudam muito”.
A proprietária de um restaurante em Guarapuava, Tayná Cristina Nogueira Meneguel, há mais de 10 anos está no ramo e já participou de outros festivais gastronômicos. Ela destacou o cuidado em elaborar um prato exclusivo para o evento, em homenagem à cidade de Pitanga, a Chuleta Pitanguense. “O benefício é trazer para o nosso público os alimentos tradicionais da região. Trouxemos também a erva-mate no pesto com o pinhão, para valorizar os produtos regionais”.
PRESENÇAS
Também participaram o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins; o chefe regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Pitanga, José Guilherme Stipp Camilo; a gerente regional do IDR-Paraná em Ivaiporã, Aline Machado; o prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa; além de prefeitos e outras autoridades da região e servidores do Sistema Estadual de Agricultura.
EVENTO – O 6º Inverno Gastronômico foi organizado pelo IDR-Paraná, Seab, Prefeitura de Pitanga e a Instância de Governança de Turismo da região central Entre Matas, Morros e Rios. Entre os apoiadores estão a Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), a Secretaria de Estado de Turismo, consórcio CIDCENTRO, UniGuairacá, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Viaje Paraná.
Leia mais: Evento reúne agentes culturais em Palmeira para discutir Lei Paulo Gustavo
Siga-nos no Facebook
Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade