Eleições 2024

Eleitores de Ponta Grossa, Curitiba e Londrina não podem ser presos a partir desta terça-feira (22)

Doações digitais ajudam a medir ‘temperatura’ do eleitorado  Doações digitais ajudam a medir ‘temperatura’ do eleitorado
Imagem: TSE
Candidatas e candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2024 não podem ser presos desde o dia 12 de outubro

A partir desta terça-feira (22) até 29 de outubro, as eleitoras e eleitores de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, municípios em que haverá segundo turno nas Eleições 2024, não podem ser presos, conforme previsto no Calendário Eleitoral. São exceções casos de flagrante delito, crimes eleitorais, sentenças criminais condenatórias por crimes inafiançáveis ou desrespeito a salvo-conduto.

As candidatas e os candidatos, por sua vez, já não podem ser presos desde 12 de outubro (15 dias antes do pleito) até 29 de outubro (48 horas após a eleição). A vedação também se aplicaaos membros das mesas receptoras e aos fiscais de partido durante o exercício de suas funções, de acordo com o estabelecido pelo § 1° do artigo 236 do Código Eleitoral.

A norma visa assegurar o direito universal ao voto, evitando prisões que possam desestabilizar o período eleitoral. Para as candidatas e candidatos, a medida busca ainda preservar o equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha, prevenindo que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar algum dos concorrentes por meio de constrangimento político ou afastamento da campanha.

Leia também PCPR prende servidores suspeitos de crimes de concussão e extorsão

siga eleições Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica