Categorias: ColunaDestaque

A guerra que causa dor e morte, causa lucro e poder, por Roberto Ferensovicz

Estamos acompanhando desde o início de 2022 a guerra entre Rússia e Ucrânia e este mês teve início o conflito no Oriente Médio.

Nós, simples mortais vemos com muita tristeza, agonia o sofrimento de milhões de pessoas que perdem seus familiares, amigos, abandonam suas casas, deixam tudo o que conquistaram numa vida inteira, e saem sem destino, saem às pressas durante os ataques dos “inimigos”. Coloco entre aspas porque essas pessoas nem sabem direito o motivo pelos quais estão sendo atacadas, assim como aqueles soldados que estão nas trincheiras, num caça ou num tanque de guerra estruindo cidades inteiras.

Quem sabe o motivo da guerra está em um escritório de governo, em um local extremamente seguro, às vezes tomando um whisky, fumando um charuto ou comendo caviar. Esses responsáveis pelas guerras não estão nenhum pouco preocupados se milhares de crianças ficarão órfãs, se muitas foram mortas ou estão sofrendo em hospitais que a qualquer momento podem ser bombardeados. Não estão preocupados se as mulheres e crianças de sua nação serão raptadas, estupradas e mortas, às vezes exibidas como troféus.

Para estes a guerra é importante, para estes a guerra tem um outro viés, a guerra dá lucro, as guerras no mundo movimentam bilhões. Anualmente os gastos com armas ultrapassam a 2 bilhões de dólares, a maioria deste gasto são com armas de guerra, para países como os Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido e Rússia. As guerras são importantes pois se investem milhões na produção de armas e outros artefatos, eles precisam de “clientes” que comprem e utilizem esses produtos, para que o “comércio gire”, com qualquer produtos é assim, com os produtos de guerra não é diferente, por isso de tempos em tempos vemos essas guerras surgirem do nada e nós ficamos aqui assustados, incrédulos nos perguntando como pode um ser humano atacando, ferindo, matando e cometendo outras atrocidades que agora com as redes sociais chegam instantaneamente de com detalhes que nos causa pavor.

Outro motivo das guerras é o religioso e não é de hoje, quem não lembra quando era estudante e na matéria de História tinha as famosas “Guerras Santas”, que aliás não tem nada de santas. Vamos ser sinceros, nenhum Deus quer ver seus filhos mortos dessa forma. Usar a religião é somente um pretexto para aumentar seu poder ou território.

E para finalizar e nos deixar mais indignados, outro aspecto da guerra é que ela dá ou mantém o poder para quem as promove, muitas vezes alguns políticos não estão bem cotados nas pesquisas ou está com um grau de insatisfação muito alto, “basta” uma guerra para que tudo isso mude, muitos países tem a cultura da guerra, os Estados Unidos por exemplo se envolve em praticamente todas as guerras há décadas e se algum presidente não o faz, parte da população entende que o país está perdendo poder, espaço, influência e isso faz com que sua atitude mude para que sua taxa aprovação aumente.

Como diria Shakespeare em obra Hamlet: “há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar sua vã filosofia”.

Leia também: Chuvas acima da média, a falta de planejamento e ação dos governantes, por Roberto Ferensovicz

Roberto Ferensovicz

Servidor público municipal há 28 anos. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa (SindServ-PG)

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade