Categorias: DestaquePolítica

“A reestruturação das carreiras dos servidores não termina aqui”, afirma Hussein Bakri após ALEP aprovar reajuste de servidores

Líder do Governo Ratinho Junior, o deputado Hussein Bakri (PSD) destacou o papel de protagonismo da Assembleia Legislativa na valorização dos servidores públicos do Paraná. Nesta terça-feira (4), a Casa aprovou oito projetos de lei relativos ao funcionalismo estadual, incluindo o reajuste salarial e a reestruturação de sete carreiras. “Esse trabalho não termina aqui. Outras categorias vão merecer nossa atenção nas próximas etapas”, revelou o parlamentar.

O pacote de propostas, que agora será enviado à sanção governamental, terá um impacto de R$ 1,6 bilhão aos cofres estaduais em 2023. A mais abrangente delas prevê reposição de 5,79% para 283 mil servidores ativos e inativos, no maior aumento porcentual dos últimos sete anos. Para policiais e bombeiros militares o índice será de 8,1%, enquanto os professores receberão 13,2%, alcançando o piso nacional e garantindo que a remuneração mínima paga no Paraná ao magistério seja de R$ 6 mil.

Os demais projetos trataram da reestruturação das seguintes categorias: Polícia Civil, Polícia Científica, Saúde, técnicos universitários, procuradores do Estado, agentes fazendários e o quadro da Agepar. Além de atender demandas históricas e modernizar essas carreiras, as propostas vão fortalecer a permanência de servidores e a atração de profissionais capacitados.

“Houve um amplo debate sobre os oito projetos, tanto que acatamos 39 das 77 emendas apresentadas, várias delas da oposição. Infelizmente, não havia como aprovarmos emendas que criam despesas para o Executivo, pois isso é inconstitucional. Mas estou convicto de que fomos ao limite do que era possível para o caixa do Estado e para o que desejavam os servidores, dentro da legalidade e da responsabilidade fiscal”, afirmou Hussein Bakri.

O Líder do Governo disse ainda que, ao longo dos próximos três anos e meio, esse processo de reestruturação será estendido às demais carreiras do Estado. Ele citou, por exemplo, os funcionários da Educação, como merendeiras e auxiliares de serviços gerais das escolas. “A reforma não está completa. Ao contrário, o Governo pretende evoluir para as demais carreiras, atendendo as classes que ficaram de fora neste primeiro momento. Vamos construir esses entendimentos ao longo do mandato. A Liderança jamais irá se furtar a esse debate, estaremos sempre abertos ao diálogo. Basta ver que a oposição sequer pediu vistas dos projetos votados nesta semana, fruto do amplo debate que foi feito”.

Leia também: Alunos da UEPG podem se inscrever em programa de integração da UFPR

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Pedidos de reembolso ao INSS passam de 1 milhão

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos

% dias atrás

Prefeitura já trocou mais de 18,7 mil lâmpadas convencionais por LED em PG

Ponta Grossa já trocou 18.777 lâmpadas por LED, modernizando 37,5% da iluminação pública com PPP…

% dias atrás

Viatura do CHOQUE capota durante perseguição em Almirante Tamandaré; policial militar e suspeito morrem

Viatura do CHOQUE capota em perseguição em Almirante Tamandaré; policial e suspeito morrem, outro PM…

% dias atrás

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva em Castro

Homem de 53 anos é preso em Castro por descumprir medida protetiva após ameaçar e…

% dias atrás

Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS

Estimativa é que 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano

% dias atrás

GCM socorre criança em crise de asma durante patrulhamento em Ponta Grossa

Agentes realizavam patrulhamento quando foram procurados pela mãe da criança de 9 anos. Equipe auxiliou…

% dias atrás