Categorias: Ponta Grossa

Acesso à universidade: Cursinho social está com inscrições abertas em Ponta Grossa

O cursinho social Aprova, que tem ajudado muitos estudantes do Paraná a conquistarem uma vaga na universidade, está com inscrições abertas em Ponta Grossa. Estudantes de colégios públicos da cidade, que ainda não completaram 18 anos, já podem se inscrever para o cursinho, que é gratuito.

O Aprova, um projeto desenvolvido pela GERAR — uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos —, tem sido uma verdadeira porta de entrada para o ensino superior.

Em apenas dois anos de atuação, o cursinho solidário já aprovou mais de 300 estudantes em vestibulares no Paraná. Para Karoline Castro, coordenadora do projeto, as aprovações são uma prova do impacto positivo da iniciativa:

 “Essas conquistas validam a eficácia do nosso cursinho e motivam tanto os alunos quanto a equipe a continuarem se dedicando. Entrar na universidade pode mudar a trajetória de vida desses jovens, ampliando suas oportunidades profissionais, o acesso ao conhecimento e sua capacidade de impactar a sociedade de maneira positiva”, explica Karoline.

Em 2024 o Aprova foi realizado em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cianorte, Paranaguá  e Campo Mourão. Em 2023, o cursinho social aconteceu também em nas cidades de Centenário do Sul,Ibiporã, Porecatu, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, São Jose dos Pinhais e Campina Grande do Sul.  Para 2025, estão confirmadas turmas em Londrina e Cascavel.

Criado em 2020, o Aprova é um dos projetos da GERAR, uma organização que há 21 anos atua na transformação social por meio da educação. De acordo com Elizete Dreviski, coordenadora de projetos da GERAR, o cursinho tem como objetivo revisar todo o conteúdo do ensino médio em um período de 22 semanas de aulas.

“É a oportunidade de relembrar todos os conteúdos que serão cobrados nos vestibulares e na prova do Enem com uma metodologia evolutiva que estabelece um link entre o conteúdo acadêmico e a vida real”, explica a coordenadora.

Em  Ponta Grossa são 100 vagas e as  inscrições para o curso de 2025  já estão abertas. Para participar, é necessário ser aluno de escola pública e ter menos de 18 anos.

“O APROVA é destinado a jovens que não possuem condições financeiras de arcar com um cursinho pré-vestibular pago, oferecendo uma chance de ingresso em uma universidade, o que representa uma verdadeira transformação de vida não só para o aluno, mas para toda a sua família”, finaliza Elizete.

Leia também  CNE destaca autonomia de escolas para implementar lei que proibe celular em sala

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Fofocas da madrugada: Amigos conversam alto e vizinhos chamam a PM

Os policiais verificaram que o grupo estava conversando em tom alto, o que estava perturbando…

% dias atrás

Prefeitura de PG convoca aprovados em concurso para Assistente de Educação

É imprescindível que os candidatos estejam munidos de documento de identidade com foto (RG), CPF…

% dias atrás

Briga no trânsito: Ultrapassagem termina em agressão em Irati

O motivo da briga seria uma ultrapassagem. A PM foi acionada para o local.

% dias atrás

Confira as principais ocorrências policiais registradas em PG nas últimas 24 horas

A Polícia Militar atendeu três ocorrências de destaque em Ponta Grossa entre as 5h do…

% dias atrás

Vídeo: Vaticano divulga imagens do Papa Francisco e funeral será no sábado (26)

No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local) - 5 horas no horário de…

% dias atrás

Homem com mandado de prisão é preso pela PM no Neves

O homem foi localizado no Neves. Foi identificado após uma abordagem da PM.

% dias atrás