Categorias: Ponta Grossa

ACIPG alerta sobre uso de decisões judiciais

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), por meio de sua presidente, Giorgia Bin Bochenek, e do Comitê Tributário, alerta os empresários ponta-grossenses sobre o uso correto das decisões judiciais obtidas pela entidade.

Em nota assinada por Daniel Prochalski, presidente do Comitê Tributário, e por Giorgia Bin Bochenek, a entidade informa que foi alertada sobre a atuação de representantes de escritórios de advocacia de outras cidades, que, sem qualquer autorização, estão entrando em contato com diversas empresas da cidade e da região. Esses escritórios estariam oferecendo a utilização indevida de ações ajuizadas pela ACIPG, de forma incorreta e temerária, o que pode resultar em graves riscos, como autuações, prejuízos financeiros e perda do direito às certidões de regularidade fiscal.

A ACIPG reforça que o uso das decisões judiciais requer análise criteriosa e cautela por parte das empresas, sempre com o respaldo de orientação jurídica e contábil. “A legislação tributária estabelece várias condições e limites para o aproveitamento correto dessas ações e dos potenciais créditos que as empresas podem constituir em seu favor. Como exemplos principais, a decisão judicial deve ser definitiva – ou seja, não sujeita a mais nenhum recurso – e deve ser interpretada corretamente quanto ao seu conteúdo e à extensão de seus efeitos”, detalha a nota.

O Comitê Tributário também faz um alerta específico sobre o uso indevido da decisão judicial proferida no Mandado de Segurança nº 5010283-69.2020.4.04.7009, em tramitação na Justiça Federal de Ponta Grossa e impetrado pela ACIPG contra a Receita Federal do Brasil. Ressalta-se que a decisão liminar, referente à incidência das contribuições sobre a remuneração individualizada de cada empregado dos associados da ACIPG, poderá beneficiar apenas os associados filiados até 25/10/2023.

A ACIPG orienta as empresas a aguardarem o término do julgamento dessa e de outras ações judiciais e recomenda que entrem em contato com o Comitê Tributário para obter orientações sobre o uso correto e adequado das ações judiciais propostas pela entidade.

Leia também Bloqueio de sites ilegais de apostas será tema de audiência no Senado

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Reforma da Maternidade da Santa Casa em Ponta Grossa traz UTI neonatal e Centro de Radioterapia

Reforma da maternidade em Ponta Grossa: UTI neonatal, radioterapia avançada e ambiente acolhedor para mães…

% dias atrás

Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Saúde reforça importância da vacina

A situação ressalta a importância da vacinação contra a Covid-19, mesmo após a declaração do…

% dias atrás

PG e 24 cidades do PR registraram a menor temperatura do ano nos últimos três dias

A menor temperatura foi em Palmas, no sábado: 5,9°C. Em Ponta Grossa foi de 13°C

% dias atrás

Mulher é presa suspeita de matar jovem a facadas e queimada em PG

Mulher é presa suspeita de homicídio em Ponta Grossa; vítima foi queimada e esfaqueada.

% dias atrás

Pé-de-Meia: alunos nascidos em novembro e dezembro recebem hoje 1ª parcela

Cada beneficiário receberá um montante de R$ 200, que representa a primeira parcela do incentivo-matrícula…

% dias atrás

Mãe impede filho de comprar bebida, ele quebra vidro de casa e é preso em PG

A mãe resolveu representar contra o filho. Ela acionou a equipe da GCM que prendeu…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade