Categorias: DestaqueEconomia

ACIPG condena aumento da alíquota de ICMS e afirma que pode prejudicar empresas locais

A Associação Comercial. Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), por meio de sua presidente Giorgia Bin Bochenek, diretores e seus mais de dois mil associados, é contrária ao aumento da alíquota de ICMS, conforme anunciado pelo governo do Estado do Paraná.

A reforma tributária, aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional, mas que agora retorna a Câmara devido às alterações feitas quando da aprovação pelo Senado, sequer foi promulgada e já há movimentação de secretários da fazenda de 6 estados da região Sul e Sudeste para aumentar a alíquota do ICMS, com base na nova redação do artigo 131 do ato das disposições constitucionais transitórias, parágrafo 3º.

Leia também: Ex-assessor da Prefeitura de PG acusado de agredir sobrinha é exonerado do cargo

Na iminência do envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa pelo poder executivo, o Governador do Estado sustenta o aumento da alíquota do ICMS em 0,5%, o que significa um aumento de mais de 3% na alíquota final, sendo que no ano passado, nesse mesmo período, tivemos aumento da alíquota modal do imposto na percentagem de 1%, ou seja, mais de 6% na alíquota final, tornando-se uma das alíquotas mais altas no país.

A ACIPG mantém posição alinhada à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), alertando para o fato de que aumento de imposto não significa, necessariamente, aumento de arrecadação.

“É importante ressaltar que, quanto maior a alíquota, menor é o poder de compra do consumidor e consequentemente menor o resultado das empresas. Da mesma forma, menor é a arrecadação do Estado. A economia desaquece e enfraquece. Quando se mantém a alíquota mais baixa, e estável, o consumidor aumenta seu poder de compra, o empresário tem maior poder de investimento em seus negócios e o Estado, como consequência, arrecada mais.

 O Estado precipita-se ao tentar alterar a alíquota do ICMS, e a ACIPG atua por meio de sua representatividade e também com seus comitês técnicos e especialistas, para que tal medida seja repensada pelo Governo do Estado e que mais um aumento tributário não venha a prejudicar ainda mais o setor produtivo.”

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Nível mínimo em reservatório de água pode afetar abastecimento em 11 bairros de PG

Técnicos trabalham para equilibrar o sistema e a normalização do fornecimento de água está prevista…

% dias atrás

Motorista embriagado bate contra carro e deixa mulher ferida na cabeça em PG

No veículo atingido estava um casal e o filho de 1 ano e nove meses,…

% dias atrás

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade