A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa recebeu na tarde de quarta-feira (09) uma audiência pública que discutiu temas ligados à Reforma Tributária atualmente em discussão no Senado, e os impactos que podem gerar nos municípios e população paranaense.
O debate contou com falas de especialistas, como Marcelo Costa, Secretário da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná, que abordou os aspectos Gerais da Reforma Tributária; Gedalva Baratto, Assessora de Assuntos Tributários da Secretaria Estadual da Fazenda, que falou sobre impactos da reforma no Estado; Cláudio Grokoviski, Secretário da Fazenda de Ponta Grossa, que abordou critérios para distribuição para os municípios do ICMS arrecadado pelo Estado; Ricieri Calixto, Presidente do Comitê Tributário, falando a respeito de itens que compõem a versão da reforma aprovada pela Câmara; e Hélio Chociai, Coordenador do ISS, ICMS e ITBI de Ponta Grossa, que falou a respeito da importância do fortalecimento e integração das administrações tributárias em relação à reforma.
A audiência pública foi uma iniciativa da Frente Parlamentar da Reforma Tributária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com o mandato da deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e coordenada pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), com apoio da ACIPG. A organização do evento ainda conta com o apoio do Comitê Tributário da ACIPG.
A deputada estadual Mabel Canto destacou que apesar do receio da população, é preciso haver discussão sobre o tema, para expor todos os lados que serão impactados pela mudança. “A reforma é necessária, nós sabemos que temos altos impostos e sei que inicialmente, à primeira vista ficamos com um pouco de receio sobre a reforma, outros olham e veem ela como boa. Por isso é importante o debate entre todos”, disse a deputada.
Mabel ressaltou ainda, que enquanto deputada, participou da audiência, assim como todos os presentes, para ouvir e entender melhor sobre a reforma e servir de ponte para levar até as autoridades em Brasília, as sugestões da população. Confira abaixo a fala da deputada:
Já o deputado Evandro Araújo ressaltou que a audiência pública é uma forma de se esclarecer dúvidas, mas também de se fazer apontamentos para que a população seja ouvida e a reforma seja benéfica para a população. “Não conheço no momento um tema mais relevante para o país do que a Reforma Tributária. É um tema que vai impactar a vida de todos nós, e é muito importante fazermos este debate. A sociedade ainda tem muitas dúvidas sobre o tema, tem perguntas que nós fazemos e o parlamento estadual está debruçado sobre o assunto, para poder fazer com que a voz dos paranaenses seja ouvida nesse momento tão importante”, afirmou.
O vice-presidente da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi, representando a presidente Giorgia Bin Bochenek, destacou que a Associação Comercial está diretamente ligada às discussões tributárias, e que desde a sua fundação atua para as melhorias tributárias junto ao setor produtivo. “É uma honra termos uma plateia e debatedores tão qualificados. Agradecemos a oportunidade de trazerem uma discussão tão importante, lembrando que a ACIPG surgiu justamente de uma demanda tributária, há 101 anos. A ACIPG foi fundada por empresários para resolver um problema desta ordem, e estamos aqui hoje, ainda discutindo este tema. Temos muito o que avançar, principalmente no sentido de simplificar e tornar mais justa a tributação”, destacou.
Leia também: Mulheres são presas após roubo em uma farmácia na Ronda
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Castro, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, localizada…
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, representou a prefeita Elizabeth Schmidt durante o…
Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade