O Feirão do Imposto será pauta em todo o Paraná novamente em maio. O projeto, estruturado pela FACIAP Jovem e mais de 30 conselhos de jovens empreendedores do estado, dentre eles a ACIPG Jovem, busca chamar atenção para a alta carga tributária que incide sobre o consumo (ou seja, nas operações que estão mais presentes na vida das pessoas, como compras de quaisquer produtos e serviços) e como eles impactam diretamente no bolso e no dia a dia da população, em especial nas camadas que tem menor renda.
O projeto, que já está em sua 22ª edição, acontece em todo o país através de conselhos jovens vinculados à CONAJE, a Confederação Nacional de Jovens Empresários. Neste ano, o tema será “Dígitos que Sufocam: uma carga tributária de tirar o fôlego”.
A nível estadual, o projeto será coordenado por Gabriel Dulaba. Já em Ponta Grossa, o “Feirão do Imposto” conta com a coordenação dos conselheiros André Neves e Priscilla Küller Clemente, envolvendo ainda os demais membros do Conselho Jovem da instituição. “Este ano teremos várias novidades. Uma delas será a realização da ‘I Semana Municipal de Conscientização sobre a Carga Tributária’, que contará com uma série de especialistas debatendo este tema e buscando conscientizar e levar informação de forma simplificada à população”, comenta o coordenador André Neves.
Em Ponta Grossa, uma das grandes conquistas do Feirão do Imposto foi a aprovação da Lei Municipal n.º 14.679/2023. A Lei foi proposta como uma ação do movimento em 2023 e contou com o apoio da Vereadora Missionária Adriana que encampou a ideia. Essa lei instituiu no município a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Carga Tributária” e o “Dia D – Dia sem Imposto”, de maneira que o próprio poder público deverá promover também essa conscientização anualmente.
Em 2024, diversas ações serão realizadas, dentre elas a venda de produtos/serviços sem impostos, a qual já começará a ocorrer a partir da semana que vem. O foco deste ano será promover o lazer da comunidade. “Já tivemos ações com restaurantes, comercialização de gasolina sem imposto, venda de ingressos para o jogo do Operário (todos com desconto representativo da carga tributária), e este ano teremos algo totalmente inovador. Além da carga tributária, buscamos promover o turismo em Ponta Grossa e incentivar também que os próprios ponta-grossenses apreciem as belezas da cidade, tendo a experiência de poder adquirir produtos/serviços com o preço que seria aplicado se os impostos não existissem”, explica Neves.
Jefferson Wegermann, presidente da ACIPG Jovem e ex-coordenador do feirão do imposto comenta que “Se você perguntar em qualquer ambiente se nós brasileiros pagamentos muitos impostos, a resposta quase que com certeza ‘sim’. E, se questionarmos se o retorno desses impostos é adequado, a maioria responderá que ‘não’. E estarão certos. Mas, é muito fácil esquecer em que momentos estamos pagando. A tributação no consumo é maquiavélica, pois o imposto vem literalmente escondidos no preço dos produtos/serviços. É por isso que o Feirão do Imposto é uma pauta cuja importância vai muito além do Conselho Jovem: todos nós precisamos rotineiramente ser lembrados do percentual de impostos que pagamos a cada compra que fazemos e nos sintamos motivados a cobrar de nossos representantes eleitos uma redução na carga tributária, principalmente nas atividades de consumo”.
Os detalhes das ações serão divulgados pela ACIPG Jovem no início da próxima semana. E para ficar por dentro das novidades do “Feirão do Imposto”, basta seguir a ACIPG Jovem no instagram: @acipgjovem; no Facebook: https://www.facebook.com/ACIPGJovem.
Mulher alegou que teria sido golpeada com um soco e um cabo de vassoura pelo…
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade