Categorias: Ponta Grossa

ACIPG recebe diretores da Sanepar para discutir abastecimento de água em PG

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) reuniu, na última segunda-feira (24), membros da diretoria da Sanepar para debater a situação da falta de água que tem afetado a cidade nos últimos dias. O encontro teve como principal objetivo esclarecer as causas do problema e entender quais medidas estão sendo adotadas para a normalização do abastecimento.

Entre os participantes da reunião estavam o diretor administrativo da Sanepar, Fernando Guedes; a gerente geral da empresa, Simone Alvarenga; o gerente regional, José Geraldo; e o diretor comercial, Bihl Zaneti. Durante as apresentações, os representantes da Sanepar forneceram um panorama detalhado sobre a distribuição de água no município, explicaram os fatores que levaram à necessidade do rodízio e destacaram os investimentos realizados para solucionar a situação. Segundo a empresa, a previsão é que o abastecimento volte à normalidade até meados de março.

Fernando Guedes ressaltou a importância do diálogo com a sociedade e demonstrou preocupação com os transtornos enfrentados pelos moradores de Ponta Grossa. “A reunião foi respeitosa e produtiva. Sabemos que a população enfrenta dificuldades e queremos pedir desculpas pelos transtornos. Estamos aqui para ouvir, esclarecer dúvidas e buscar soluções”, afirmou.

Simone Alvarenga destacou que a empresa tem enfrentado desafios na captação e no tratamento da água, agravados pelo aumento do consumo. Como parte das ações emergenciais, a operação da adutora do Rio Pitangui será antecipada em 20 dias, aumentando em 7% a capacidade do sistema. Além disso, um poço já existente foi reativado e está produzindo 50 m³/h. A empresa também está em fase de viabilização da substituição da bomba da unidade, o que permitirá ampliar essa capacidade para 250 m³/h. Com essas iniciativas, a Sanepar espera normalizar o abastecimento dentro do prazo estimado.

A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, enfatizou a importância de cobrar soluções para um problema que impacta toda a cidade. “Essa situação grave afeta não apenas o setor produtivo, mas também milhares de famílias, comércios e indústrias. Precisamos buscar alternativas e entender como a sociedade civil organizada pode contribuir para minimizar os impactos dessa crise hídrica”, destacou.

A reunião contou com a presença da diretoria da ACIPG, além de representantes de diversas entidades, como a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ponta Grossa, Mariantonieta Pailo Ferraz; o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto; o presidente do Conselho Representante da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), Leonardo Puppi Bernardi; o presidente da Câmara de Vereadores, Julio Kuller; além de empresários e representantes do Observatório Social dos Campos Gerais e de outros segmentos da sociedade civil organizada.

Leia também: Prefeitura se posiciona sobre reclamações após chuvas em Ponta Grossa.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

HU-UEPG Comemora 15 Anos com expansão nos atendimentos e investimentos históricos

Hospital universitário amplia estrutura para 339 leitos, registra 117 mil consultas anuais e investe em…

% dias atrás

Estado lança edital para ampliar jornada de professores da rede estadual

Processo permitirá que 2 mil docentes dobrem a carga horária semanal de 20 para 40…

% dias atrás

Santa Casa de Ponta Grossa dá início às obras no Hospital do Câncer

Uma placa instalada no local divulgou o início das obras, com investimento de R$8,3 milhões…

% dias atrás

Prefeitura de Ponta Grossa inicia campanha de vacinação contra a gripe

A vacinação é voltada para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a…

% dias atrás

Ipardes realiza pesquisa inédita em 44 cidades do Paraná para traçar perfil socioeconômico

Levantamento abrange 60 mil domicílios e coletará dados sobre moradia, renda, educação e hábitos dos…

% dias atrás

Veja vídeo do acidente entre carro e ônibus no Centro de PG

No carro estavam três pessoas: o motorista, de 43 anos, um adolescente de 14 anos…

% dias atrás