Categorias: DestaquePolítica

Adiada votação do PL que altera data-base dos professores em Castro após pedido de vista

Na sessão desta quarta-feira (1°) na Câmara Municipal de Castro, os professores se encontraram novamente para acompanhar a 1° discussão e votação do Projeto de Lei Complementar n°04/2023, que altera a data-base da categoria. Por algum erro na emenda o vereador Gerson Sutil pediu vista. Caso o PL seja aprovado, o pagamento dos professores passará a ser pago no mês de abril e não mais em janeiro.

Já nesta quarta-feira (1°), o vereador Professor Jonathan Barros usou a tribuna para falar com os professores. Em um dos pontos, Jonathan argumentou que “a data-base volta para abril dando respiro para a prefeitura, promovendo a oportunidade de calcular o impacto de reajuste, e a prefeitura consegue organizar seus investimentos […]. O reajuste dos professores não ser feita pelo INPC e sim sempre pelo piso de magistério. Não ser pago por complemento, mas todas as tabelas receberam o mesmo valor de reajuste”.

O vereador continua que “um ponto que considero importante é que forma alguma o salário de nenhum professor será pago menos do que já está sendo pago. Em abril, pelo menos 50% do percentual do piso de magistério deve ser aplicado em todas as tabelas. Caso resta alguma percentagem, o valor deve ser cumprido no ano do reajuste. Dessa forma, em tese, as tabelas nunca mais devem ser achatadas”. No final do discurso, o Jonathan destacou que a tabela deve ser mantida sem nenhum tipo de complementação.

No andamento da sessão outros assuntos foram votados, entre projetos e requerimentos. Já no final, o vereador Maurício Kusdra disse sobre o erro na emenda que adiou a votação. “Não temos um plano de carreira dos professores e que precisamos de um planejamento, precisamos saber quando que aumenta, quando é a data-base e quando é para complementar. O projeto quando chegou na Câmara era ruim e agora deu uma melhorada. Mas, como o vereador Gerson Sutil disse o PL ainda precisa ser revisado e ser melhorado”. Maurício Kusdra também conta que ele, o vereador Rafael Rabbers e também o vereador Paulinho Farias, ambos propõem que mais uma emenda entre, ou seja, em relação ao recebimento de retroativos do mês de abril.

Já no final da sessão, o presidente e vereador Neto Fadel detalha que após ser realizado um acordo entre os professores, o projeto seria colocado em votação hoje (1°), mas não estava decidido que precisava ser estudado de uma forma diferente, em relação a emenda que chegou por último. Nos próximos dias os vereadores devem fazer novas reuniões.

Projeto de Lei

A justificativa do projeto é de que nos termos da redação atual do Estatuto dos Servidores de Castro, há duas datas-base para a concessão da recomposição anual dos vencimentos, sendo uma específica para o cargo de professor. “Contudo, o presente Projeto de Lei Complementar visa alterar a data-base dos professores, fazendo coincidir com a dos demais servidores, em razão das dificuldades contábeis e administrativas para a implementação de novo valor salarial durante o período de recesso e férias administrativas”.

Leia também: Telhado da Câmara de Castro vai passar por reforma e custará mais de R$ 500 mil

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Cliente, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna deste domingo da Renata Regis Florisbelo está no ar! O tema desta…

% dias atrás

Ponta Grossa e Campos Gerais deverão ter semana com chuvas, diz Simepar

Nova frente fria traz instabilidade para a região e pode ocasionar chuvas durante toda a…

% dias atrás

João Dória, ex-governador de São Paulo, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná

Honraria proposta pela segunda secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), foi entregue na noite…

% dias atrás

Polícia Civil apreende quase 1 tonelada de maconha em residência do PR

Policiais encontraram a maconha dividida em 1.072 tabletes. A droga estava sendo acondicionada no interior…

% dias atrás

Homem é flagrado dirigindo bêbado em vila de Castro e acaba preso

Equipe em patrulhamento visualizou um veículo circulando com as luzes apagadas e com escapamento aberto.…

% dias atrás

Extratos bancários terão termos padronizados a partir de segunda-feira (08)

Mudança vai abranger as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade