Categorias: Destaque

Adolescente internado há mais de 20 dias na UPA será transferido para o norte do Paraná

O portal Boca no Trombone recebeu, nesta semana, um pedido de ajuda da família de Paulo de Jesus Correia, um jovem de 17 anos, diagnosticado com esquizofrenia e que passa por uma situação crítica.

O jovem encontra-se internado há mais de 20 dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana, em Ponta Grossa, aguardando uma vaga em um hospital, porém até o momento a transferência não ocorreu e a família alega falta do medicamento necessário para o tratamento, inicialmente prometido pela UPA.

Relembre o caso: Adolescente internado na UPA Santana aguarda transferência há mais de 20 dias

No último domingo (10), a família relatou que Paulo teve um surto psicótico, resultando na necessidade de contê-lo à maca, gerando ferimentos. A Polícia Militar foi acionada e a família denunciou a falta de administração de medicamentos e demora na transferência, levando à abertura de um processo no Ministério Público do Paraná.

A justiça então emitiu ordem judicial exigindo a transferência imediata de Paulo para um leito hospitalar em ala psiquiátrica até a data de ontem (11). Hoje (12) pela manhã, em resposta à solicitação do portal Boca no Trombone, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) informou que a vaga para o internamento de Paulo estava sendo pleiteada e neste momento já está com reserva confirmada para internamento na Casa de Saúde de Rolândia e de acordo com familiares do jovem, ele será transferido ainda na madrugada de hoje.

A SESA destaca que o paciente está recebendo atendimento na UPA, sem qualquer desassistência. Os psiquiatras da Central Estadual de Regulação de Leitos Psiquiátricos prestam ainda serviço de telemedicina e estão disponíveis para discutir os casos e orientar o médico assistente sempre que necessário. Confira a nota na íntegra abaixo:

“O Paraná possui um processo permanente de encaminhamento de pacientes de acordo com a demanda e a gravidade de cada caso – é a atuação do Complexo Regulador. No momento existe uma alta demanda de atendimento, mas caso não haja vaga em alguma unidade hospitalar, a Central de Regulação de Leitos Psiquiátricos faz o encaminhamento ou realocação do paciente para outras unidades. As solicitações são classificadas e priorizadas de acordo com a gravidade de quadro clínico/psiquiátrico definida pelo médico regulador. São 1.623 vagas, distribuídas em 11 hospitais, exceto os hospitais com regulação própria e que não são geridos pelo Estado, como acontece com Curitiba, além de outros.

A realocação ou encaminhamento de pacientes para outras unidades quando não há disponibilidade de um serviço é algo que faz parte da política de gestão. Existe um remanejamento de pacientes, uma prática comum, podendo ocorrer dentro das Macrorregiões ou entre as Macros, de acordo com a disponibilidade de leitos ou especialidade, visando um melhor e pronto atendimento ao paciente.

Sobre o paciente Paulo de Jesus Correia, a vaga para internamento estava sendo pleiteada e neste momento já está com reserva confirmada para internamento na Casa de Saúde de Rolândia.

Ressaltamos que o paciente está recebendo atendimento na UPA, sem qualquer desassistência. Os psiquiatras da Central Estadual de Regulação de Leitos Psiquiátricos prestam ainda serviço de telemedicina e estão disponíveis para discutir os casos e orientar o médico assistente sempre que necessário.

Desde a Reforma Psiquiátrica Brasileira, consolidados na Lei n° 10.216 de 06/04/2001, o Estado do Paraná investe em sua Rede de Atenção e pleiteia junto ao Ministério da Saúde a habilitação de mais CAPS para atendimento.”

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Identificado homem morto em confronto com a PM Choque em Ponta Grossa

Suspeito teria removido tornozeleira eletrônica dias antes do tiroteio; caso será investigado pela Polícia Civil

% dias atrás

Homem morre em confronto com a CHOQUE em bairro de Ponta Grossa

Suspeito armado fugiu da abordagem e entrou em confronto com a equipe CHOQUE; ele morreu…

% dias atrás

Ossada humana é encontrada em área de mata no Jardim Atlanta, em Ponta Grossa

Polícia Científica e IML estiveram no local; moradores suspeitam que restos sejam de jovem desaparecido…

% dias atrás

INSS inicia comunicação oficial sobre descontos associativos

Associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação,…

% dias atrás

TAC entre Sanepar, MP e Prefeitura garante investimentos sociais e desconto nas faturas em Ponta Grossa

Acordo firmado nesta terça (13) inclui desconto de 50% nas faturas e repasse milionário ao…

% dias atrás

HU-UEPG suspende edital de credenciamento para profissionais da saúde

Conforme comunicado dos hospitais, a suspensão tem como objetivo revisar e garantir que o edital…

% dias atrás